A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PODE SE DESTACAR COMO UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE DE ENSINO PARA OS ESTUDANTES QUE ENFRENTAM DIFICULDADES NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alva Valéria Moro Labs Christian Business School
  • Tiago Escame Gimiliani Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13787

Palavras-chave:

Desafios Educacionais. Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem por Observação.

Resumo

O artigo salienta que muitos são os desafios na área educacional que o professor enfrenta, referente a alunos com dificuldade de aprendizagem e que a aprendizagem por observação pode emergir como uma estratégia para ajudar na aprendizagem. Segundo Bandura (1969), o conhecimento de processo por modelação proporciona que os indivíduos efetuem mudanças pessoais, organizacionais e sociais. É notório, que o número de alunos que sentem dificuldades em aprender tem aumentado consideravelmente, o que leva a muitos deles, a perderem o interesse pela escola, criando um clima de insegurança e a perda da autoestima. O fracasso escolar afeta o aprender do sujeito em suas manifestações sem chegar a aprisionar a inteligência: muitas vezes surge do choque entre o aprendente e a instituição educativa que funciona de forma segregadora. Segundo Fernández (1990), as dificuldades de aprendizagem são “fraturas” no processo de aprendizagem, onde estão em jogo o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo.

Biografia do Autor

Alva Valéria Moro Labs, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School (2023), Flórida/ E.U.A.Mestre (Ms) em Educação pela Universidad Europea del Atlântico Especializado em Formação de Professores (2023).Cursou o Ensino de 2º Grau (1979); Concluiu o Curso Normal(2005), Licenciada em Pedagogia(2002); Geografia(2024), Letras (2023) Artes Visuais(2023) e Educação Especial (2023)Pós Graduada “Lato Sensu” em: Neuroaprendizagem (2016); Literatura Brasileira(2015); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância(2014); Alfabetização e Linguagem(2014); Educação para as Relações Étnico-Raciais(2013); Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar(2012); Educação infantil(2012); Psicomotricidade(2008); Alfabetização e Educação Infantil Inclusiva(2006); Psicopedagogia Clínica e Institucional(2005); Interdisciplinaridade e Transversalidade em Educação: Um Projeto em Construção (2003); Altas Habilidades ou Superdotação (2019); Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica(2022); Avaliação no Contexto Escolar (2022); Educação Ambiental(2022) e Literatura Infantil(2022). Extensão em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010).

Tiago Escame Gimiliani, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (2022), Flórida/ E.U.A.- possui graduação em Tecnologia (CRQ) pela Faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Almeida Camarinha de Marília/ SP (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (2014), é formado em Letras 2º Licenciatura (2022), Mestre dupla titulação pela Universidad Europea del Atlántico da Espanha/ Santander - Uneatlantico e pela Unicid/ SP (2022), Especialista em Educação Ambiental pela UNICID/ SP (2010), Especialista em Formação EAD do Ensino Fundamental ao Ensino Superior pela Universidade Paulista de Assis/ SP (2020), Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusiva (2021), Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Administração, Coordenação Pedagógica, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faceminas (2022), é especialista em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021), atuou como Diretor Escolar e Vice Diretor nos anos de 2016 a 2019, foi coordenador pedagógico e formador de Professores de Alfabetização na cidade de Tarumã/SP nos anos de 2016 a 2021. Atuou como Professor de Educação Especial no Estado de São Paulo na cidade de Candido Mota, tem experiência na área de Educação há mais de 16 anos, foi coordenador pedagógico do SESI de Ourinhos/ SP, atualmente é Analista Técnico Pedagógico do SESI- SP (2022- 2024).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador: Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. na Christian Business School.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Labs, A. V. M., Gimiliani, T. E., & Coutinho, D. J. G. (2024). A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PODE SE DESTACAR COMO UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE DE ENSINO PARA OS ESTUDANTES QUE ENFRENTAM DIFICULDADES NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1485–1490. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13787