REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciani Sartori Portella
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR
  • Márcia Colaço Ferreira de Melo Faculdade Internacional da Paraíba-FPB
  • Agnaldo Ferreira de Melo Educaler College University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13720

Palavras-chave:

Família. Participação da Família na Escola. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo busca reflexões sobre a participação da família na escola de educação infantil, discute a importância da participação da família para o desenvolvimento e aprendizagem dos discentes de educação infantil. Trata o conceito de família na atualidade e as mudanças dos arranjos familiares na contemporaneidade. Discute-se a parceria entre a família e a escola, bem como os aspectos legais da educação infantil. Neste sentido, trazemos o problema: Quais fatores levam a família a não participar efetivamente da vida escolar da criança da educação infantil? O objetivo deste artigo é compreender a importância da relação família e escola na educação infantil. Assim como, tenta-se identificar as estratégias que a escola utiliza para atrair a presença da família na escola e compreender quais fatores levam a família a não participar efetivamente da vida escolar da criança.

Biografia do Autor

Luciani Sartori Portella

Mestranda em Educação.

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR. 

Márcia Colaço Ferreira de Melo, Faculdade Internacional da Paraíba-FPB

Discente em Psicologia pela Faculdade Internacional da Paraíba-(FPB)

Agnaldo Ferreira de Melo, Educaler College University

Doutorando pela Educaler College University/2023. 

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Portella, L. S., Leal, D. A., Melo, M. C. F. de, & Melo, A. F. de. (2024). REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2656–2668. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13720