CONCEPÇÃO DE CONFLITOS: O QUE DIZ UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13661Palavras-chave:
Conflitos interpessoais. Birras. Educação infantil.Resumo
Os conflitos são situações que geralmente ocorrem na sala de aula, durante a interação das crianças e no estabelecimento de suas relações. É neste contexto que as concepções e estratégias de resolução dessas situações são estabelecidas. Os conflitos têm sido foco de estudo de diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e a psicologia, que contemplam várias pesquisas direcionadas a esse objetivo. Nossa proposta no desenvolvimento deste trabalho é compreender e destacar os entendimentos que foram estabelecidos com base na concepção dos principais mediadores de conflitos que ocorrem na sala de aula, especialmente na educação infantil: os professores. Inicialmente, esta pesquisa tem uma natureza qualitativa, trazendo aspectos metodológicos bibliográficos relacionados aos conflitos de acordo com algumas produções encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em outras plataformas. Também conduzimos uma entrevista com uma professora de educação infantil. Os resultados obtidos mostram que os conflitos fazem parte das relações e devem ser considerados pelos educadores como possibilidades de desenvolver habilidades em seus alunos, auxiliando em seu desenvolvimento e estabelecimento de suas relações interpessoais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY