CONHECIMENTOS SOBRE NEUROEDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Barbara Kelly Gonçalves Azevêdo Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Educação. Pedagogia. Neurociências. Interdisciplinaridade. Educação Continuada.

Resumo

A neuroeducação é um campo de estudo interdisciplinar que busca integrar conhecimentos da neurociência com práticas educacionais, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo discute a importância da neuroeducação para os professores da educação infantil, destacando os benefícios e desafios enfrentados por esses profissionais. A partir de uma revisão bibliográfica, são apresentadas estratégias e desafios para a aplicação dos princípios da neurociência e da neuroeducação, visando potencializar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças em idade escolar. Entre os desafios, destacam-se, a falta de capacitação profissional sobre neuroeducação, a persistência das práticas pedagógicas tradicionais e os obstáculos institucionais e culturais. As estratégias incluem formação continuada dos professores, adaptação de práticas pedagógicas e superação de obstáculos institucionais tradicionais. Conclui-se que a integração dos princípios da neuroeducação na prática pedagógica emerge como uma ferramenta complementar no sentido de promover um ensino mais abrangente e inclusivo, a partir do enfrentamento dos desafios e aproveitando as oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

 

Biografia do Autor

Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Petrolina-PE, Brasil. 

Barbara Kelly Gonçalves Azevêdo, Universidade Federal do Maranhão

Residência Médica em Neurologia pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia/Hospital Santa Izabel (2020) Pós-graduada em Atenção Básica pela Universidade Federal do Maranhão (2015) Juazeiro-BA,Brasil.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

Silva, T. F. A. da, & Azevêdo, B. K. G. (2024). CONHECIMENTOS SOBRE NEUROEDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2466–2480. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13660