INOVAÇÃO SOCIAL NA POPULAÇÃO COM DEMÊNCIA: PROJETO MEMORIZAR. UM CASO PORTUGUÊS

Autores

  • Sónia Mafalda Pereira Ribeiro Instituto Superior Miguel Torga- Portugal
  • Luciano José Almendra Frias Vieira Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal
  • Dalila Vanessa Arede Figueiredo Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal
  • Ana Filipa Gravato Domingues Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13626

Palavras-chave:

Envelhecimento. Demência. Estimulação Cognitiva. Inovação Social.

Resumo

A evolução demográfica e o envelhecimento da população conduzem à existência de mais pessoas com demência. Estes factos impelem ao desenvolvimento de iniciativas que promovam uma vida autónoma das pessoas com demência, durante o maior tempo possível nos seus domicílios, apoiados por cuidadores. O objetivo deste artigo é analisar o impacto de uma dessas iniciativas, em Portugal, designadamente um projeto de inovação social e de saúde na área da demência denominado “Memorizar”, nas competências cognitivas e na autonomia das pessoas com demência. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, o Mini-Mental State Examination, a Escala de Avaliação da Demência 2 e do Índice de Barthel. A amostra foi de conveniência, constituída por 17 pessoas com diagnóstico de demência, sendo que, em termos de resultados, 82% dos utentes mantiveram-se estáveis no domínio cognitivo e 88% dos utentes mantiveram o seu grau de autonomia.

Biografia do Autor

Sónia Mafalda Pereira Ribeiro, Instituto Superior Miguel Torga- Portugal

Doutora em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa. Professora auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Membro integrado no CLISSIS (Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social); Coordenadora Geral da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.

Luciano José Almendra Frias Vieira, Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal

Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Neurologista do Projeto Memorizar (Santa Casa da Misericórdia de Vagos).

Dalila Vanessa Arede Figueiredo, Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal

Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Porto; Terapeuta ocupacional a exercer no Projeto Memorizar (Santa Casa da Misericórdia de Vagos). 

Ana Filipa Gravato Domingues, Santa Casa da Misericórdia de Vagos- Portugal

Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Psicóloga a exercer no Projeto Memorizar (Santa Casa da Misericórdia de Vagos). 

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Ribeiro, S. M. P., Vieira, L. J. A. F., Figueiredo, D. V. A., & Domingues, A. F. G. (2024). INOVAÇÃO SOCIAL NA POPULAÇÃO COM DEMÊNCIA: PROJETO MEMORIZAR. UM CASO PORTUGUÊS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1–17. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13626