AS NARRATIVAS INFANTIS COMO POSSIBILIDADE PARA RECONHECER A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13624Palavras-chave:
Crianças. Narrativas Infantis. Sociologia da Infância.Resumo
Este artigo discute o potencial das narrativas infantis como possibilidade de atribuições de sentidos acerca das experiências que as crianças vivenciam. Metodologicamente, a presente reflexão é de cunho bibliográfico. Um novo olhar para as crianças como sujeitos competentes para falar das experiências que vivenciam, que busca retirá-las do seu silenciamento histórico e aponta para a necessidade de compreendê-las, também, a partir de sua voz. Tais pressupostos situam esse estudo como fundamentado na Sociologia da Infância, a qual concebe a criança como um sujeito histórico, social e de direitos, cujas interpretações de mundo precisam ser conhecidas e consideradas. Os resultados demonstram a necessidade de ampliar a disponibilidade do adulto para escutar as crianças, valorar as interlocuções e aprofundar a compreensão das narrativas como oportunidade de organização de pensamento e com implicações na construção de identidades.
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