AS NARRATIVAS INFANTIS COMO POSSIBILIDADE PARA RECONHECER A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Leidiane Aparecida dos Santos UNICENTRO
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13624

Palabras clave:

Crianças. Narrativas Infantis. Sociologia da Infância.

Resumen

Este artigo discute o potencial das narrativas infantis como possibilidade de atribuições de sentidos acerca das experiências que as crianças vivenciam. Metodologicamente, a presente reflexão é de cunho bibliográfico. Um novo olhar para as crianças como sujeitos competentes para falar das experiências que vivenciam, que busca retirá-las do seu silenciamento histórico e aponta para a necessidade de compreendê-las, também, a partir de sua voz. Tais pressupostos situam esse estudo como fundamentado na Sociologia da Infância, a qual concebe a criança como um sujeito histórico, social e de direitos, cujas interpretações de mundo precisam ser conhecidas e consideradas. Os resultados demonstram a necessidade de ampliar a disponibilidade do adulto para escutar as crianças, valorar as interlocuções e aprofundar a compreensão das narrativas como oportunidade de organização de pensamento e com implicações na construção de identidades.

Biografía del autor/a

Leidiane Aparecida dos Santos, UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela UNICENTRO. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNICENTRO. 

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE/UNICENTRO. 

Publicado

2024-04-23

Cómo citar

Santos, L. A. dos, & Lira, A. C. M. (2024). AS NARRATIVAS INFANTIS COMO POSSIBILIDADE PARA RECONHECER A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS PELAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2434–2441. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13624