VÍNCULOS AFETIVOS NO CÁRCERE: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PRIVADAS DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13580Palavras-chave:
Vínculos Afetivos. Motivação para aprender. Ambiente Prisional Feminino. Estudantes Privadas de liberdade.Resumo
Os vínculos afetivos são essenciais para a motivação e aprendizagem das estudantes no cárcere, apesar dos desafios inerentes ao ambiente prisional a escola pode ser um espaço de crescimento pessoal para as estudantes privadas de liberdade. Neste contexto, este artigo tem como objetivo principal, avaliar como as relações afetivas estabelecidas no espaço prisional feminino influenciam a motivação das estudantes nos processos de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se da metodologia do ensaio acadêmico, que consistiu em uma síntese e análise crítica das ideias e pontos de vista de diversos autores sobre o tema. Ao avaliar a dinâmica das relações afetivas no ambiente prisional, foi possível identificar como a motivação das estudantes é influenciada por esses laços emocionais. A análise revelou nuances importantes sobre como a construção de vínculos afetivos pode ser um catalisador fundamental para o engajamento e o interesse nas atividades educacionais. Portanto, conclui-se que a promoção consciente de vínculos afetivos no sistema prisional feminino não apenas impacta positivamente o processo de aprendizagem, mas também se revela essencial para o estabelecimento de práticas educacionais mais humanizadas. Essa constatação ressalta a necessidade de políticas e abordagens educacionais que reconheçam e promovam ativamente a construção de relações afetivas como parte integrante do desenvolvimento integral das estudantes privadas de liberdade.
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