O TECIDO DA POLPA DENTÁRIA COMO FONTE DE CÉLULAS-TRONCO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Florival Costa Junior
  • Isabela Silva Machado

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13563

Palavras-chave:

Células-tronco. Polpa Dentária. Terapia Celular.

Resumo

As células-tronco são células indiferenciadas, com alta capacidade de proliferação e com habilidade de se auto-renovarem. A terapia celular com células-tronco de origem dentária tem despertado grande interesse para a comunidade científica, pois são células que apresentam grande capacidade de se diferenciar em diversas outras células, representando perspectivas futuras de tratamento de doenças e regeneração de tecidos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura descrevendo a importância do tecido da polpa dentária como fonte de células-tronco. A metodologia utilizada como bases de dados:Public Medline (Pubmed), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), foram utilizados artigos em português e inglês publicados nos últimos 15 anos. Os resultados deste trabalho são de enorme valia para os cirurgiões dentistas e pesquisadores da área, reforçando a importância do tecido da polpa dentária como fonte de células-tronco, auxiliando na compreensão da aplicabilidade e limitações do uso das células-troncos de origem dentária para cura de determinadas doenças e/ou restauração de lesões teciduais.

Biografia do Autor

Florival Costa Junior

Cirurgião-dentista; Pós-graduado em Saúde Coletiva e em Odontologia Hospitalar; Habilitado em Laserterapia; Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade.

Isabela Silva Machado

Cirurgiã-dentista; Pós-graduada em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Costa Junior, F., & Machado, I. S. (2024). O TECIDO DA POLPA DENTÁRIA COMO FONTE DE CÉLULAS-TRONCO: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1618–1626. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13563