A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT
  • Mildon Carlos Calixto Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento PUC- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1353

Palavras-chave:

Ato Educativo. Conceito. Educação. Experiência.

Resumo

O presente texto tem como objetivo tratar da evolução do conceito de experiência entre os séculos XVI e XX da era cristã. Para isso, debruçou-se nas reflexões de Desiderus (1996), Dewey (1978), Locke (1983), Rousseau (2004), Spencer (s/d) e Verney (1952). Assim, apresentamos distintos diálogos no entorno do conceito experiência na tentativa exaustiva de estabelecer uma análise acurada deste tema complexo que move a dinâmica da respectiva pesquisa. O que interessou foi observar a trajetória do conceito em diferentes ideias e objetos de estudos, onde a experiência tomava forma enquanto conceito importante nas práticas de educação do homem. Portanto, concluímos que o conceito ocupou bastantes espaços entre as reflexões e objetos de estudos dos pensadores filosóficos e da educação, demonstrando, assim, que compreender a experiência é compreender um pouco dos métodos educacionais que eram aplicados em diferentes séculos da história do homem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe (PPED/UNIT). Mestre em Educação pelo PPED e Licenciado em História pela Universidade Tiradentes. Membro e pesquisador do Grupo de Estudo Comunicação, Educação e Sociedade. (GECES). E-mail: historiadobramo@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 7736202864956920. Orcid https://orcid.org/0000-0001-8491-3875.

Mildon Carlos Calixto, Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe (PPED/UNIT).  Mestre em educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe. Professor de nível superior. E-mail: mildoneduc@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 9886255471607.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Universidade Tiradentes de Sergipe- UNIT

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe (PPED/UNIT). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.  Professora da Rede pública Municipal de Aracaju. Licenciada em Pedagogia e Letras Português e Espanhol. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade – GPDACC/CNPq/UNIT. Lattes:http://lattes.cnpq.br/9739867713346850. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2654-8683.

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, PUC- São Paulo

Doutora em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC de São Paulo. Mestre em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq,
desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, coordenando no período de 2006 a 2013. Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da mesma instituição, no período de 2011 a 2015. Membro da Academia Sergipana de Letras, da Academia Sergipana de Educação, da Academia Brasileira Rotária de Letras/SE, da Academia  Brasileira Teológica de Letras/SE, da Sociedade Bíblica do Brasil/SE, da Sociedade Brasileira de História da Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq/UNIT. E-mail: esterfraga@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 5387293048319734. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4050-767X.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Carvalho, D. B. N. de ., Calixto, M. C. ., Oliveira, A. S. S. de ., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do . (2021). A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 34–50. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1353