O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Ana Angélica Martins Bessa universidade vale do Acaraú- UVA
  • Andrea Araujo Rocha Universidade Vale do Acaraú -UVA
  • Serli Araujo da Rocha Universidade Vale do Acaraú -UVA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13502

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino e aprendizagem. Intervenção psicopedagógica. Período pós-Covid-19.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as implicações nas dificuldades de aprendizagem e o papel do psicopedagogo nesse contexto, em parceria com família e escola. O instrumento da pesquisa que foi utilizado trata-se de livros e artigos, pois a metodologia é revisão bibliográfica. O objetivo geral é verificar quais as estratégias e/ou medidas que que Psicopedagogo tomam em relação aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre a historicidade da avaliação e do ensino e aprendizagem dos educandos a fim de fazer uma análise crítica-reflexiva sobre a profissão a partir da psicopedagogia. Conclui-se que o leitor possa compreender que é imprescindível que o profissional esteja capacitado para atender essa demanda de maneira a promover um atendimento qualificado a essas crianças no período pós-covid-19.

Biografia do Autor

Ana Angélica Martins Bessa, universidade vale do Acaraú- UVA

Psicopedagoga- Facminas Especialista no AEE, Plus Organizacional. Pedagoga pela universidade vale do Acaraú- UVA.

Andrea Araujo Rocha, Universidade Vale do Acaraú -UVA

Mestrado em Ciências da Educação. Universidade Interamericana Especialização: Gestão Escolar. Pedagogia: Universidade Vale do Acaraú -UVA.  

Serli Araujo da Rocha, Universidade Vale do Acaraú -UVA

Doutoranda em Ciências da Educação- Universidade Interamericana Mestrado em Ciências da Educação- Universidade Interamericana. Especialização: Gestão Escolar. Neuropsicopegagogia institucional e clínica -FMB Faculdade Maciço de Baturité. Psicometricidade e AEE FMB Faculdade Maciço de Baturité. Pedagoga: Universidade Vale do Acaraú -UVA.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Bessa, A. A. M., Rocha, A. A., & Rocha, S. A. da. (2024). O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL NO PÓS-PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 803–810. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13502