SISTEMA DESCENTRALIZADO DE PAGAMENTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

https://doi.org/10.29327/211653.6.8-7

Autores

  • Marcia Florencio de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educação; Descentralização; Financiamento da educação; SDP.

Resumo

: Este trabalho tem por objetivo analisar a efetividade das contribuições do Sistema Descentralizado de Pagamento (SDP) - mecanismo de descentralização de recursos financeiros para órgãos integrantes da administração municipal do Rio de Janeiro, instituído pelo Decreto nº 20.633/2003, que abarca a Secretaria de Educação e as Unidades Escolares – no processo de gestão democrática na escola, desvelando sua origem e (per)calços ao longo de sua existência. Aqui, tomamos por base as pesquisas bibliográfica e documental, com ênfase no estudo da legislação e no modelo de gestão do SDP praticado pela Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa, utilizando como um dos recursos metodológicos a análise documental. Seus resultados revelam que a origem do SDP remonta ao ano de 1993, quando foi criado o Sistema Descentralizado de Suprimento de Fundos (SDSF), o qual, embora originalmente direcionasse seus recursos exclusivamente para a educação, não tardou a beneficiar outras esferas da administração pública. A pesquisa está orientada pelo debate sobre os princípios da gestão democrática na escola, com enfoque na descentralização, autonomia financeira, participação e transparência. Entre os resultados parciais é possível evidenciar as possibilidades e fragilidades de contribuição do SDP, na consolidação de modelos e práxis de gestão democrática na escola e nas diferentes, fato que aponta para uma revisão da estrutura de gestão do referido Sistema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Florencio de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Psicóloga, Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Florencio de Souza, M. (2020). SISTEMA DESCENTRALIZADO DE PAGAMENTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: https://doi.org/10.29327/211653.6.8-7. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 72–83. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/132