ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL: À LUZ DA FILOSOFIA DE FOUCAULT

Autores

  • Lidiane Rossely Castro de Souza Brasilino Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13145

Palavras-chave:

Cannabis. Criminalização. Filosofia.

Resumo

O artigo debate a problemática da criminalização da maconha no Brasil. Para tanto, caminharemos pela história da cannabis no Brasil, tendo como argumentos que questionam a legitimidade do discurso proibicionista no controle do uso de maconha. Assim, faremos uma análise da abordagem genealógica da Filosofia de Michel Foucault como ferramenta valiosa e multidisciplinar, considerando diversos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais para investigar a criminalização da maconha. As conclusões apontam para a ilegitimidade da criminalização dos usos da cannabis e a compreensão das dinâmicas subjacentes à criminalização no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Rossely Castro de Souza Brasilino, Veni Creator Christian University

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Pós-Graduação latu sensu em Direito Administrativo e Gestão Pública pelo Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ- (2009) - Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Leonardo David Quintiliano, USP

Bacharel em Direito (USP), Especialista em Direito Constitucional (Universidade de Lisboa), Mestre em Ciências Jurídico-Políticas (Universidade de Lisboa) e Doutor em Direito do Estado (USP), Especialista em Direito Digital pela Fundação Superior do Ministério Público do RS. Advogado na área de Direito Público, Direito Civil e Proteção de Dados, Professor de Direito do Estado, Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Processo Civil no curso de Graduação da Universidade Ibirapuera. Professor de Direito do Estado, Direito Constitucional e Direito Administrativo dos cursos de Pós-Graduação em Direito Constitucional e Administrativo da Escola Paulista de Direito e do curso LL.M. em Advocacia Constitucional da FADISP. Associado Fundador do Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito, Ética e Inteligência Artificial da Faculdade de Direito da USP (Ribeirão Preto).

.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Brasilino, L. R. C. de S., & Quintiliano, L. D. (2024). ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL: À LUZ DA FILOSOFIA DE FOUCAULT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 875–881. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13145