UMA PERSPECTIVA ESPACIAL PARA AS AÇÕES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - IFFAR

https://doi.org/10.29327/211653.6.8-6

Autores

  • Elis Angela Botton Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Arthur Breno Stürmer Universidade Federal de Santa Maria (UFMS)

Palavras-chave:

Inclusão. Espaço de Controle. Territorialização. Núcleos Inclusivos.

Resumo

Este trabalho visa discutir a espacialidade das ações inclusivas no IFFAR do período 2009- 2017. Utilizou-se de pesquisa exploratória e abordagem qualitativa sobre relatórios de gestão. A análise dos dados apoiou-se nos conceitos de espaços de controle e territorializações dissidentes. Ressalta-se que as ações inclusivas acontecem em todos os campi, sendo regulada por uma profusão de normatizações necessárias a um espaço de controle. A descentralização da gestão da Coordenação de Ações Inclusivas via núcleos inclusivos em cada campi abriu maiores possibilidades de acolhimento à diferença, diversidade e pluralidade. As ações adquiriram um caráter territorial em articulando, de modo sistemático, o apoio a grupos e comunidades invisibilizados, desempoderados, excluídos, guetificados, e os coletivos, movimentos sociais, organizações não-governamentais. Os núcleos se mostraram a parte da dinâmica de territorialização de populações em processos de resistência, representando a antítese dos espaços de controle. Tal dinâmica espacial das ações inclusivas revela-se uma consequência direta das repercussões territoriais que NAPNE, NEABI, NUGEDIS e NEGA provocam. Isso envolve o esforço pelo processo de abertura do Instituto Federal Farroupilha à luta institucional, às territorializações em resistência e o acolhimento das identidades de projeto e eventuais dissidências, bem como a valorização de brechas, contradições e margens de ação como espaços para ampliar a inclusão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Angela Botton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Frederico Westphalen-RS, Brasil.

Arthur Breno Stürmer, Universidade Federal de Santa Maria (UFMS)

Docente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), doutorando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Angela Botton, . E. ., & Breno Stürmer, A. . (2020). UMA PERSPECTIVA ESPACIAL PARA AS AÇÕES INCLUSIVAS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - IFFAR: https://doi.org/10.29327/211653.6.8-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 61–71. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/131