PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES: APONTAMENTOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13014Palavras-chave:
Educação a Distância. Educação Tradicional. Ensino.Resumo
A partir de informações sobre a ampliação do Ensino a Distância no Brasil, este artigo se propõe a analisar o seu processo de implementação e quais as implicações para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no país. A partir da perspectiva de pesquisadores diversos, analisamos o contexto nacional e a forma como o ensino a distância foi ganhando espaço no cenário educacional para compreender quais são as implicações do seu crescimento, vantagens e desvantagens para estudantes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica por ser esta uma ferramenta indispensável para compreensão da pesquisa científica e para o levantamento de dados que nos permitam inferir sobre qual é a situção do ensino remoto no Brasil. A opinião de diversos pesquisadores da área da educação é, em diversos momentos, divergentes quando aos rumos da Educação a Distância no país e seus impactos, é inquestionável, no entanto, que ela assumiu um papel determinante na formação de profissionais e tende a ter um crescimento ainda mais significativo nos próximos anos com o desenvolvimentos de outros instrumentos que apontam para o uso cada vez mais acentuado das tecnologias de informação e comunicação no convívio social. É indiscutiível, no entanto, que já não é possível pensar a educação no contexto nacional sem considerar que a Educação a Distância ocupa hoje um espaço fundamental na expansão da educação no Brasil.
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