A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS VULNERÁVEIS SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Isadora Camata Ambrosio Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Isadora Moreira Freitas Pimenta Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Jordânia Evelyn Oliveira Pádua Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Camila Carlos Tavares de Carvalho Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Wallison Matos Tavares Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Julia Ferreira Campos Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12935

Palavras-chave:

Inclusão Social. Empatia. Populações vulneráveis.

Resumo

O estudo destaca a importância da empatia no contexto educacional, especialmente para crianças vulneráveis. Sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, critica-se a estrutura educacional por manter desigualdades sociais. A violência simbólica é apontada como um desafio, sendo a empatia vista como uma ferramenta para minimizar a diferença entre grupos. O estudo foi realizado com crianças do ensino fundamental, utilizando dinâmicas interdisciplinares para promover a troca de conhecimentos e perspectivas. Os resultados indicam que a empatia desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e acadêmico, sendo parte do capital social. Conclui-se que os limites da educação na sociedade hierarquizada, enfatiza a necessidade de abordar questões sociais por meio de projetos sociais e educacionais para alcançar uma formação inclusiva.

 

 

 

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Biografia do Autor

Isadora Camata Ambrosio, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) 

Isadora Moreira Freitas Pimenta, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

Jordânia Evelyn Oliveira Pádua, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM- MG)  

Camila Carlos Tavares de Carvalho, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) 

Wallison Matos Tavares, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduando em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)  

Julia Ferreira Campos, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) 

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

Ambrosio, I. C., Pimenta, I. M. F., Pádua, J. E. O., Carvalho, C. C. T. de, Tavares, W. M., & Campos, J. F. (2024). A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS VULNERÁVEIS SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 382–386. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12935