A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS VULNERÁVEIS SOB A ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12935Palabras clave:
Inclusão Social. Empatia. Populações vulneráveis.Resumen
O estudo destaca a importância da empatia no contexto educacional, especialmente para crianças vulneráveis. Sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, critica-se a estrutura educacional por manter desigualdades sociais. A violência simbólica é apontada como um desafio, sendo a empatia vista como uma ferramenta para minimizar a diferença entre grupos. O estudo foi realizado com crianças do ensino fundamental, utilizando dinâmicas interdisciplinares para promover a troca de conhecimentos e perspectivas. Os resultados indicam que a empatia desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e acadêmico, sendo parte do capital social. Conclui-se que os limites da educação na sociedade hierarquizada, enfatiza a necessidade de abordar questões sociais por meio de projetos sociais e educacionais para alcançar uma formação inclusiva.
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