RELATO DE CASO: HIPERPLASIA INTERDIGITAL EM UM BOVINO, NO MUNICIPIO DE ESPIGÃO D’OESTE NO ANO DE 2023.

Autores

  • Daniel Lemes Toledo UNINASSAU
  • Vinicius Berto UNINASSAU
  • Diego Teodoro Costa Faculdade De Ciências Biomédicas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12274

Resumo

O gabarro, popularmente conhecido, é uma enfermidade podal que acomete os bovinos. Em sistema de criação intensivo e semi-intenso a prevalência dessa afecção é alta em bovinos. Essa enfermidade acomete os tecidos no espaço interdigital, ocasionando lesões e o aumento dos tecidos. Essa condição é ocasionada devido alguns fatores como o atrito no espaço interdigital, genética, anatomia dos cascos, alimentação, manejo inadequado entre outros. Ao ser acometido pela hiperplasia interdigital o animal apresenta diminuição dos índices de produção, infertilidade, perca de peso. O relato tem o propósito de descrever um caso atendido no município de Espigão d’Oeste-RO, de uma vaca leiteira de 5 anos de idade, sobe sistema de criação extensivo, a qual apresentava uma lesão no espaço interdigital e claudicação intensa no membro posterior esquerdo. Nesse animal foi realizado exames clínicos, e retirada uma amostra da lesão para analise laboratorial. Com os resultados da avaliação clinica e da analise (bactérias fermentadoras gram-negativas), obteve o diagnóstico de Hiperplasia interdigital, após foi realizada a remoção da lesão e aplicação de fármacos como opção de tratamento, além de medidas profiláticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Lemes Toledo, UNINASSAU

Graduando em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau Cacoal- UNINASSAU. 

Vinicius Berto, UNINASSAU

Médico Veterinário pelo Centro Universitário Da Fundação de Ensino Octávio Bastos-UNIFEOB MBA em Agronegócios pela Escola Superior De Agricultura ''Luiz de Queiroz''- ESALG/USP.

Diego Teodoro Costa, Faculdade De Ciências Biomédicas

Médico Veterinário pela Faculdade De Ciências Biomédicas de Cacoal. 

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Toledo, D. L., Berto, V., & Costa, D. T. (2023). RELATO DE CASO: HIPERPLASIA INTERDIGITAL EM UM BOVINO, NO MUNICIPIO DE ESPIGÃO D’OESTE NO ANO DE 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 396–402. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12274