UMA REVISÃO DA LITERATURA PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS: O ENSINO DE LIBRAS E A INCLUSÃO ESCOLAR SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12131Palavras-chave:
Educação de Surdos. Inclusão Escolar. Libras. Políticas Públicas. Professores.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação básica e seus desafios; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Libras; verificar o que foi produzido sobre a Libras na inclusão escolar entre os anos de 2018 e 2023. Para tal, fundamenta-se metodologicamente no procedimento de “pesquisa bibliográfica”, apresentado por Lakatos e Marconi (2003). A pesquisa foi realizada na base de dados “Periódicos CAPES”, utilizando as palavras-chave “libras” AND “inclusão escolar”, entre aspas para obter o resultado exato, com recorte temporal de artigos produzidos nos últimos 5 anos, para mapear o estado da arte. E baseia-se teoricamente, na “caracterização da Libras” feita por Gesser (2009), nos “aspectos históricos da educação de surdos no Brasil”, estruturados por Ribeiro (2019), e nas reflexões de Lima (2018) sobre as “dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no ensino da Libras”. O que a pesquisa demonstra é que dos 28 artigos encontrados, 5 grandes temas se destacam, sendo eles: Ensino de Libras; Inclusão Escolar; Intérprete de Libras; Políticas Públicas; e Professores. Todavia, concluímos que existe uma carência de estudos recentes sobre políticas públicas dedicadas à inclusão escolar, pois, dos 28 artigos verificados, apenas 3 tratam desse tema, sendo um pensado a partir da realidade do estado do Amazonas, outro do estado do Paraná, e o último, direcionado ao estado do Piauí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY