PREVENÇÃO DE MÁ OCLUSÃO NA DENTIÇÃO DECÍDUA

Autores

  • Êmilly Rodrigues Dias Faculdade de Ilhéus
  • Antônio Carlos de Carvalho Salomão Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11924

Palavras-chave:

Mordida cruzada posterior. Atresia maxilar.

Resumo

A mordida cruzada posterior é uma má oclusão que, uma vez instalada, não se corrige sozinha, a intervenção é necessária o mais rápido possível. Indivíduos com essa má oclusão geralmente se apresentam com atresia maxilar, carecendo de uma disjunção da sutura palatina mediana para correção e, esta pode ser conseguida pela expansão rápida da maxila. Vários dispositivos estão disponíveis para facilitar a abertura da sutura palatina mediana, os mais utilizados são Haas e Hyrax, que têm diferentes características e mesmas indicações. A finalidade deste trabalho  é estabelecer a prevalência das alterações oclusais, hábitos bucais deletérios, fatores etiológicos e o tipo de tratamento ortodôntico. Uma vez que os dados são coletados e analisados, concluiu-se que a expansão rápida da maxila com os disjuntores Haas e Hyrax traz bons resultados na correção da mordida cruzada posterior, que é preciso o conhecimento do profissional quanto a etiologia e origem da má oclusão, possibilidades de tratamento, a inserção do protocolo adequado da disjunção e a cooperação do paciente.

Biografia do Autor

Êmilly Rodrigues Dias, Faculdade de Ilhéus

Centro de Ensino Superior, Faculdade de Ilhéus, Curso de Odontologia, Ilhéus Ba.

Antônio Carlos de Carvalho Salomão, Faculdade de Ilhéus

Especialista e Mestre em ortodontia  Docente do Centro de Ensino Superior, Faculdade de Ilhéus, Curso de odontologia , Ilhéus Ba.

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Dias, Êmilly R., & Salomão, A. C. de C. (2023). PREVENÇÃO DE MÁ OCLUSÃO NA DENTIÇÃO DECÍDUA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3054–3065. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11924