MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: COMEÇANDO DESDE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO

Autores

  • Cleide Aparecida Pereira Cirino Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Thaizi do Carmo Nardi UNIVAG
  • Terezinha de Jesus Andrade UFMT
  • Rosana Ferreira do Nascimento Santana UFMT
  • Richeli Aparecida Nunes de Brito FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11340

Palavras-chave:

Instrumentalization. Movements. Teaching.

Resumo

Este artigo relata sobre a importância da musicalização no espaço escolar contribuído com o desenvolvimento da criança/estudante enfatizando cada etapa de escolarização, possibilitando sua construção escolar desde os primeiros ciclos da infância, passando pelo Ensino Fundamental ate chegar à universalização, tendo como objetivo socializar e resgatar todas as experiência educativa que perpassa pela música, pelos gestos e movimentos, priorizando assim as prática pedagógica e experiência vividas, fazendo uso do conhecimento  contribuindo assim com o desenvolvimento individual e social dos sujeitos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Aparecida Pereira Cirino, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. e Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial: SERRA GERAL. 

Thaizi do Carmo Nardi, UNIVAG

Graduada em Pedagogia pela-UFMT. Especialista em Educação Infantil com foco em EJA: UNIVAG.

Terezinha de Jesus Andrade, UFMT

Graduada em Pedagogia pela ÚNIVAG. Especialista em Educação Infantil: UFMT. 

Rosana Ferreira do Nascimento Santana, UFMT

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialista em Educação Infantil: UFMT.

Richeli Aparecida Nunes de Brito, FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização: POLIENSINO e Pedagogia Clínica e Institucional: FIAVEC.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Cirino, C. A. P., Nardi, T. do C., Andrade, T. de J., Santana, R. F. do N., & Brito, R. A. N. de. (2023). MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: COMEÇANDO DESDE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2195–2202. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11340