MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: COMEÇANDO DESDE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO

Autores/as

  • Cleide Aparecida Pereira Cirino Instituto Superior de Educação IBITURUNA
  • Thaizi do Carmo Nardi UNIVAG
  • Terezinha de Jesus Andrade UFMT
  • Rosana Ferreira do Nascimento Santana UFMT
  • Richeli Aparecida Nunes de Brito FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11340

Palabras clave:

Instrumentalization. Movements. Teaching.

Resumen

Este artigo relata sobre a importância da musicalização no espaço escolar contribuído com o desenvolvimento da criança/estudante enfatizando cada etapa de escolarização, possibilitando sua construção escolar desde os primeiros ciclos da infância, passando pelo Ensino Fundamental ate chegar à universalização, tendo como objetivo socializar e resgatar todas as experiência educativa que perpassa pela música, pelos gestos e movimentos, priorizando assim as prática pedagógica e experiência vividas, fazendo uso do conhecimento  contribuindo assim com o desenvolvimento individual e social dos sujeitos aprendizes.

Biografía del autor/a

Cleide Aparecida Pereira Cirino, Instituto Superior de Educação IBITURUNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Superior de Educação IBITURUNA. e Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial: SERRA GERAL. 

Thaizi do Carmo Nardi, UNIVAG

Graduada em Pedagogia pela-UFMT. Especialista em Educação Infantil com foco em EJA: UNIVAG.

Terezinha de Jesus Andrade, UFMT

Graduada em Pedagogia pela ÚNIVAG. Especialista em Educação Infantil: UFMT. 

Rosana Ferreira do Nascimento Santana, UFMT

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialista em Educação Infantil: UFMT.

Richeli Aparecida Nunes de Brito, FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela UFMT. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização: POLIENSINO e Pedagogia Clínica e Institucional: FIAVEC.

Publicado

2023-10-16

Cómo citar

Cirino, C. A. P., Nardi, T. do C., Andrade, T. de J., Santana, R. F. do N., & Brito, R. A. N. de. (2023). MUSICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: COMEÇANDO DESDE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2195–2202. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11340