A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
Palavras-chave:
Libras. Bilíngue. Surdez.Resumo
A educação inclusiva constitui um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática. Nesse contexto, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) emerge como um instrumento essencial para garantir a efetiva participação do aluno surdo no ambiente escolar. O presente livro, intitulado A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Instrumento de Inclusão do Aluno Surdo, propõe uma reflexão aprofundada e crítica sobre a importância da LIBRAS no processo educativo, abordando desde os seus conceitos fundamentais até as práticas inclusivas voltadas para a inserção do aluno surdo no sistema de ensino.
Organizado em três capítulos, o livro oferece uma trajetória de compreensão progressiva e necessária sobre a temática:
O capítulo inicial, LIBRAS: O que é? tem como objetivo apresentar a LIBRAS de maneira clara e abrangente. Aqui, são discutidos seus aspectos históricos, linguísticos e sociais, desmistificando a ideia de que a LIBRAS seria apenas um conjunto de gestos aleatórios. É demonstrado que ela é uma língua plena, dotada de estrutura gramatical própria, com sintaxe, morfologia e semântica, reconhecida oficialmente pela legislação brasileira, notadamente pela Lei nº 10.436/2002. A abordagem contempla ainda a importância do respeito e valorização da cultura surda, reconhecendo a comunidade surda como um grupo social com identidade linguística e cultural própria.
No segundo capítulo, o foco recai sobre o processo de aquisição da LIBRAS, tanto em contextos de primeira língua para indivíduos surdos quanto como segunda língua para ouvintes. São abordadas as fases do desenvolvimento linguístico de crianças surdas, ressaltando a relevância da exposição precoce à língua de sinais para o pleno desenvolvimento cognitivo e social. O capítulo discute também os desafios enfrentados em famílias ouvintes que não dominam a LIBRAS, bem como a importância de práticas pedagógicas bilíngues que respeitem a língua de sinais como primeira língua do aluno surdo. A aquisição de LIBRAS é apresentada não apenas como um meio de comunicação, mas como fator fundamental para a formação da identidade e da autonomia do indivíduo surdo.
Encerrando a obra, o terceiro capítulo, “A Inclusão escolar do aluno surdo”, trata das práticas inclusivas no ambiente escolar. São discutidas as políticas públicas de inclusão, o papel do professor bilíngue, a necessidade de formação continuada para todos os profissionais da educação, e a importância do intérprete de LIBRAS no contexto escolar. Apresentam-se ainda as barreiras atitudinais, metodológicas e arquitetônicas que podem dificultar a inclusão plena do aluno surdo e propõem-se estratégias para sua superação. Este capítulo destaca que a inclusão vai além da mera presença física do aluno surdo em sala de aula: trata-se da promoção de sua participação ativa, da construção de relações interpessoais significativas e do respeito às especificidades de sua aprendizagem.
Este livro se propõe, portanto, a contribuir de maneira significativa para o debate e a prática da educação inclusiva, defendendo a LIBRAS como elemento central na garantia do direito à educação do aluno surdo. Mais do que um manual teórico, é um convite à reflexão sobre as mudanças necessárias para que as escolas se tornem, de fato, espaços de inclusão, respeito e promoção da diversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY