VIOLÊNCIA, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: OS DESAFIOS DA ESCOLA PARA RESSOCIALIZAR PRESOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11029Palavras-chave:
Ressocialização. Educação Prisional. Violência. Pobreza. Desigualdade Social.Resumo
Nos dias atuais, o Brasil vem vivenciando o problema da superlotação, com altos índices de reincidência criminal e violência dentro dos presídios. Portanto, buscando soluções para que ocorra mudanças desse cenário, a educação nos presídios vem tendo evidência nas discussões sobre esse cenário, pois apresenta-se como importante instrumento para que essa profissionalização e ressocialização dos detentos aconteçam. Dessa forma, o tema abordado nesta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre o processo de gestão educacional do sistema penitenciário, como também sua atuação na garantia da educação como direito humano e constituinte para a reintegração social. Para tanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa, foi ensaio teórico, que consistiu em uma investigação crítica e suscinta da literatura sobre o tema. Dessa forma, conclui-se que a educação é um importante instrumento de ressocialização, progresso na habilidade e construção do conhecimento, possibilitando ao recluso um futuro melhor dentro do presídio como também depois que cumprir sua sentença.
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