CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA MODALIDADE EJA NA APRENDIZAGEM BÁSICA DE INFORMÁTICA

Autores

  • Michelly Barbosa Aguia Universidade do Estado do Amazonas
  • Toniere Gonçalves da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10969

Palavras-chave:

Computação. EJA. Licenciatura em Computação. Relatos de experiências.

Resumo

Este    trabalho    discorre    sobre    experiências    vivenciadas no Programa Institucional de Extensão (PROGEX/UEA), por meio do projeto “Capacitação de jovens e adultos da modalidade EJA na aprendizagem básica de Informática”, com o número de identificação 5158 no Sistema de Projetos (SISPROJ), tendo como eixo de abordagem a área da Educação e Tecnologia. O  Projeto de Extensão é  um  dos  momentos mais importantes na vida de um acadêmico, no qual o mesmo tem a oportunidade de pôr em prática   a   sua   criatividade   em   explorar   todos   os   meios   possíveis   para   mediar   o conhecimento e ser independente no processo de ensino e aprendizagem, pois trata-se de um   processo   indispensável   na   construção   pessoal   e   pedagógica,   onde   as   teorias aprendidas  durante  a  realização  do  curso  de  graduação  são  aliadas  à  prática  docente, visando a boa formação  do  futuro  profissional  da  educação.  Tendo  momentos  primordiais  para    serem  alcançados  os  objetivos  almejados  em  relação  à  formação  docente,    foram coletadas as informações necessárias durante o período de observação, e posteriormente a coparticipação dos acadêmicos com os alunos e o docente titular da sala de aula, para conhecer  ainda  mais  o  processo  de  ensino  e  aprendizagem,  para  então  ser  realizada  a intervenção com os alunos, onde  as  duas  etapas  anteriores,  observação  e  coparticipação,  serviram  como  base  para  a realização  do  estudo.  Com  isso,  este  trabalho  visa  apresentar  em    formas    de    relatos    as  experiências  vivenciadas  por  acadêmicos  do    Curso  de Licenciatura em Computação do Centro  de  Estudos  Superiores de  Itacoatiara -CESIT,  da  Universidade  do  Estado  do Amazonas - UEA,   durante   o   período   de   realização   do Projeto de Extensão, na modalidade  de  ensino jovens e adultos da modalidade EJA  em    uma    escola  pública  do município  de  Itacoatiara-Am  no  estado  do Amazonas,  que  teve  como  público  alvo  para  a realização  da  pesquisa  os  alunos  da  EJA.  Com o objetivo de observar os processos de aprendizagens dos alunos, empregando as ferramentas tecnológicas como um meio de auxiliar e dinamizar o ensino, por meio de intervenções reflexivas, para o ensino do conteúdo referente os tipos de necessidades e que permitem um ambiente interativo, com o qual foi possível pôr em prática a teoria por meio da intervenção das problemáticas levantadas durante o período de observação.

Biografia do Autor

Michelly Barbosa Aguia, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara-Am (CESIT/UEA). 

Toniere Gonçalves da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara-Am (CESIT/UEA). 

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Aguia, M. B., & Fonseca, T. G. da. (2023). CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA MODALIDADE EJA NA APRENDIZAGEM BÁSICA DE INFORMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1835–1847. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10969