CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA MODALIDADE EJA NA APRENDIZAGEM BÁSICA DE INFORMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10969Palavras-chave:
Computação. EJA. Licenciatura em Computação. Relatos de experiências.Resumo
Este trabalho discorre sobre experiências vivenciadas no Programa Institucional de Extensão (PROGEX/UEA), por meio do projeto “Capacitação de jovens e adultos da modalidade EJA na aprendizagem básica de Informática”, com o número de identificação 5158 no Sistema de Projetos (SISPROJ), tendo como eixo de abordagem a área da Educação e Tecnologia. O Projeto de Extensão é um dos momentos mais importantes na vida de um acadêmico, no qual o mesmo tem a oportunidade de pôr em prática a sua criatividade em explorar todos os meios possíveis para mediar o conhecimento e ser independente no processo de ensino e aprendizagem, pois trata-se de um processo indispensável na construção pessoal e pedagógica, onde as teorias aprendidas durante a realização do curso de graduação são aliadas à prática docente, visando a boa formação do futuro profissional da educação. Tendo momentos primordiais para serem alcançados os objetivos almejados em relação à formação docente, foram coletadas as informações necessárias durante o período de observação, e posteriormente a coparticipação dos acadêmicos com os alunos e o docente titular da sala de aula, para conhecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, para então ser realizada a intervenção com os alunos, onde as duas etapas anteriores, observação e coparticipação, serviram como base para a realização do estudo. Com isso, este trabalho visa apresentar em formas de relatos as experiências vivenciadas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara -CESIT, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, durante o período de realização do Projeto de Extensão, na modalidade de ensino jovens e adultos da modalidade EJA em uma escola pública do município de Itacoatiara-Am no estado do Amazonas, que teve como público alvo para a realização da pesquisa os alunos da EJA. Com o objetivo de observar os processos de aprendizagens dos alunos, empregando as ferramentas tecnológicas como um meio de auxiliar e dinamizar o ensino, por meio de intervenções reflexivas, para o ensino do conteúdo referente os tipos de necessidades e que permitem um ambiente interativo, com o qual foi possível pôr em prática a teoria por meio da intervenção das problemáticas levantadas durante o período de observação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY