A GUARDA COMPARTILHADA FRENTE AO DIVÓRCIO LITIGIOSO

Autores

  • Suzana Maia Fonseca Universidade de Gurupi -UNIRG
  • Verônica Silva do Prado Disconzi Universidade de Gurupi-UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10945

Palavras-chave:

Guarda compartilhada. Divórcio Litigioso. Menor. Autoridade familiar.

Resumo

A presente pesquisa visa retratar a guarda compartilhada diante dos casos de divórcio litigioso, tendo em vista que há uma divergência entre os pais, é de suma importância que se busque estabelecer uma nova configuração familiar que tenha foco no desenvolvimento do menor, e, para isso, a guarda compartilhada mostra-se eficaz, dando ao indivíduo a convivência com ambos os pais, diminuindo a inserção deste na problemática dos pais, e garantindo que os responsáveis se sintam injustiçados no processo. O problema que originou o estudo baseou-se na seguinte questão: como a guarda compartilhada, concedida em processo de divórcio litigioso, favorece a aplicação do princípio do melhor interesse do menor? Assim, objetiva demonstrar que a guarda compartilhada favorece o desenvolvimento do menor mesmo em caso de divórcios conflitantes, e ainda mantém a autoridade familiar após o divórcio sobre o filho em igualdade de condições. Por meio de uma pesquisa qualitativa fundamentada bibliograficamente, visou a demanda tanto dos operadores do Direito quanto da sociedade entenderem a guarda compartilhada e verificar sua eficácia, para, então, favorecer sua aplicação em melhor interesse do menor, no processo de divórcio litigioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Maia Fonseca, Universidade de Gurupi -UNIRG

Estudante de direito 10° período, Universidade de Gurupi -UNIRG.   

Verônica Silva do Prado Disconzi, Universidade de Gurupi-UNIRG

Graduada em Direito; pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; e em Direito Previdenciário e processo Previdenciário; Mestre de Políticas Públicas, Professora da Universidade de Gurupi-UNIRG.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Fonseca, S. M., & Disconzi, V. S. do P. (2023). A GUARDA COMPARTILHADA FRENTE AO DIVÓRCIO LITIGIOSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1521–1534. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10945