CORRELAÇÃO ENTRE O USO DE PSICOFARMACOS COM O COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR DE ESTUDANTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10898Palavras-chave:
Psicofármacos. Comportamento. Motivação. Abandono Escolar. Estudantes Privadas de Liberdade.Resumo
O contexto carcerário apresenta desafios complexos, e compreender como os psicofármacos influenciam o comportamento dos estudantes, sua motivação para a educação e o risco de abandono escolar é de extrema importância para sua reintegração na sociedade. Este artigo tem por objetivo discutir a correlação entre o uso de psicofármacos no comportamento, na motivação e no abandono escolar de estudantes em privação de liberdade. São apresentados ainda meios de intervenções e estratégias de promoção da educação e saúde mental e as questões éticas e sociais da administração desses medicamentos em ambientes educacionais em prisões. Para tanto, a metodologia adotada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre a saúde mental, a educação e o uso de psicofármacos em ambientes prisionais. Por fim, conclui-se que é necessária uma colaboração multidisciplinar entre profissionais de saúde mental, educadores, e todos os funcionários do sistema prisional para promover a saúde mental educacional de estudantes em privação de liberdade.
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