ENSINO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10889Palavras-chave:
Psicologia. Desenvolvimento humano. Ensino. Fonoaudiologia.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Fonoaudiologia preveem que o fonoaudiólogo deverá ser capacitado a atuar de maneira generalista, humanista, crítica e reflexiva, dessa forma, torna-se indispensável a compreensão dos determinantes psicológicos na integralidade das ações do cuidar em fonoaudiologia. Nesse sentido, a Psicologia do Desenvolvimento Humano (PDH) assume um papel importante na formação do fonoaudiólogo, entretanto existe um desprovimento de estudos sobre as especificidades das disciplinas que abordam esse conteúdo nos cursos de graduação no pais. Este estudo objetiva analisar a inserção de disciplinas de PDH no Ensino Superior brasileiro mediante um estudo exploratório-descritivo. Após a análise se constatou que as disciplinas apresentam similaridade em carga horária, natureza e período ofertado, atendendo aos critérios propostos pelas DCNs e à necessidade do profissional em formação. Entretanto, percebe-se que mais pesquisas são necessárias para compreender melhor as especificidades do conteúdo no que tange aos processos educativos e formativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY