ANÁLISE DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10735Palavras-chave:
Educação infantil. Desenvolvimento motor. Ludicidade.Resumo
As brincadeiras e jogos lúdicos são utilizados como recursos estratégicos para contribuir com o processo de aprendizagem, tornando os resultados no âmbito de ensino mais satisfatórios, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender a relevância da utilização de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor das crianças. A metodologia utilizada foi uma revisão literária, por meio da qual foram obtidos 16 estudos que atendiam aos objetivos propostos e à questão norteadora. Os resultados alcançados evidenciaram a relevância das práticas lúdicas para que se tenha uma aprendizagem mais efetiva, contribuindo para a instituição de um ambiente de ensino mais dinâmico e atrativo para as crianças. A partir das obras literárias revisadas, foi possível concluir que a ludicidade é utilizada como um instrumento direcionado para a otimização do processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil, colaborando com o desenvolvimento das aptidões emocionais, cognitivas, motoras e relacionais dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY