REDUÇÃO DE FRATURA EM MANDÍBULA E MAXILA DE EQUINO: RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10416

Palavras-chave:

Equídeo. Fratura. Osteossíntese.

Resumo

Acidentes com equinos ocasionando fraturas da maxilar e mandíbula secundária a trauma externo não são incomuns, sendo este o osso mais comumente fraturado quando o trauma é na região da cabeça. Na maioria dos casos, são abertas e com dano aos tecidos moles adjacentes. Como os ossos da cabeça não são submetidos às forças de carga do apoio, a exigência para fixação da fratura é menos desafiadora. O presente trabalho descreve o tratamento cirúrgico de fraturas rostral em uma égua pertencente ao Regimento de Polícia Montada do Rio de Janeiro. O paciente apresentava fratura rostral de maxilar e mandíbula, com perda de praticamente todos os dentes incisivos da mandíbula, sendo realizada a extração dos dentes restantes e sutura da mucosa labial. O animal obteve consolidação das fraturas um mês pós-operatório, o que permitiu melhora na qualidade de vida.

Biografia do Autor

Ney Nunes dos Santos, Universidade Santa Úrsula - USU

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Santa Úrsula (USU), Universidade Santa Úrsula (USU), Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-1011-617X. 

Victor Matheus Valério Alves, Universidade Santa Úrsula - USU

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Santa Úrsula (USU), Universidade Santa Úrsula (USU), Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-4666-6392.

Jaci de Almeida, Universidade Santa Úrsula - USU

Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo, Piracicaba, São Paulo, Brasil. Doutor em Ciência Animal pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV/UFMG), Universidade Federal de Mina Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mestre em Ciências (Medicina Veterinária – Patologia e Ciências Clínicas), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Graduação pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil. Professor de Reprodução Animal da Universidade Santa Úrsula (USU), Universidade Santa Úrsula (USU), Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8110-9504. 

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

Santos, N. N. dos, Alves, V. M. V., & Almeida, J. de. (2023). REDUÇÃO DE FRATURA EM MANDÍBULA E MAXILA DE EQUINO: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2402–2415. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10416