CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A TECNOLOGIA: JOGOS DIGITAIS PARA ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA AO NONO ANO DO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Autores

  • Aylane de Souza Siston Unigranrio
  • Daniel de Oliveira Unigranrio
  • Giseli Capaci Rodrigues Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10341

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Jogos. Química. Biologia Alimentação saudável.

Resumo

A pesquisa propõe analisar e refletir o ensino de ciências através do uso de ferramentas direcionadas à biologia e química abordada e introduzida nas escolas. Propostas de ensino significativo são levantadas e avaliadas quanto ao seu desempenho, utilizando as tecnologias como uma ferramenta para auxiliar os alunos nas aulas, com um jogo. A partir do estudo de artigos como “Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica”; “As crianças e o interesse pela ciência: um estudo baseado em ações para promoção da aprendizagem significativa” e; “Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio”, demonstra-se uma importante observação, do artigo mencionado do “SBGames” e da observação sobre os jogos no artigo citado do “VIII Congresso Nacional de Educação”, como estratégia para renovação da prática escolar no ensino fundamental, que com a metodologia ativa, traz um formato que acrescenta dados para intervir com a abordagem significativa ao ensino de ciências pós-pandemia. Os autores propõem ferramentas e discussões que se verificam relevantes à didática na atualidade. O artigo também visa uma reflexão sobre os objetivos da educação científica com a bioquímica e a alimentação, através do recurso tecnológico jogo o Mostro comilão, sugerindo uma metodologia investigativa sobre a aprendizagem com jogos digitais para turmas do 9º ano do ensino fundamental. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição do corpo docente ao lecionar ciência ao nono ano escolar e na forma de condução das atividades de ensino, a fim de se verificar eficiente quando ocasionar satisfação e ampliação da estrutura cognitiva dos alunos, considerando os temas abordados nos artigos citados.

Biografia do Autor

Aylane de Souza Siston, Unigranrio

Mestranda em ensino de ciências PPGEC- Unigranrio.

Daniel de Oliveira, Unigranrio

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas - UFSC 

Giseli Capaci Rodrigues, Unigranrio

Orientadora do curso de Mestrado em ensino de ciências PPGEC- Unigranrio. Doutora em Química medicinal - IME.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Siston, A. de S., Oliveira, D. de, & Rodrigues, G. C. (2023). CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A TECNOLOGIA: JOGOS DIGITAIS PARA ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA AO NONO ANO DO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1330–1342. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10341