CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A TECNOLOGIA: JOGOS DIGITAIS PARA ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA AO NONO ANO DO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Autores

  • Aylane de Souza Siston Unigranrio
  • Daniel de Oliveira Unigranrio
  • Giseli Capaci Rodrigues Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10341

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Jogos. Química. Biologia Alimentação saudável.

Resumo

A pesquisa propõe analisar e refletir o ensino de ciências através do uso de ferramentas direcionadas à biologia e química abordada e introduzida nas escolas. Propostas de ensino significativo são levantadas e avaliadas quanto ao seu desempenho, utilizando as tecnologias como uma ferramenta para auxiliar os alunos nas aulas, com um jogo. A partir do estudo de artigos como “Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica”; “As crianças e o interesse pela ciência: um estudo baseado em ações para promoção da aprendizagem significativa” e; “Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio”, demonstra-se uma importante observação, do artigo mencionado do “SBGames” e da observação sobre os jogos no artigo citado do “VIII Congresso Nacional de Educação”, como estratégia para renovação da prática escolar no ensino fundamental, que com a metodologia ativa, traz um formato que acrescenta dados para intervir com a abordagem significativa ao ensino de ciências pós-pandemia. Os autores propõem ferramentas e discussões que se verificam relevantes à didática na atualidade. O artigo também visa uma reflexão sobre os objetivos da educação científica com a bioquímica e a alimentação, através do recurso tecnológico jogo o Mostro comilão, sugerindo uma metodologia investigativa sobre a aprendizagem com jogos digitais para turmas do 9º ano do ensino fundamental. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição do corpo docente ao lecionar ciência ao nono ano escolar e na forma de condução das atividades de ensino, a fim de se verificar eficiente quando ocasionar satisfação e ampliação da estrutura cognitiva dos alunos, considerando os temas abordados nos artigos citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aylane de Souza Siston, Unigranrio

Mestranda em ensino de ciências PPGEC- Unigranrio.

Daniel de Oliveira, Unigranrio

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas - UFSC 

Giseli Capaci Rodrigues, Unigranrio

Orientadora do curso de Mestrado em ensino de ciências PPGEC- Unigranrio. Doutora em Química medicinal - IME.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Siston, A. de S., Oliveira, D. de, & Rodrigues, G. C. (2023). CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO A TECNOLOGIA: JOGOS DIGITAIS PARA ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA AO NONO ANO DO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1330–1342. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10341