A CULTURA ORGANIZACIONAL PÓS HOME OFFICE: UM ESTUDO DE CASO DA TIPOLOGIA CULTURAL EM UMA EMPRESA DO SETOR BANCÁRIO NA CIDADE DE PALMAS-TO

Autores

  • Jéssyca Costa Félix Faculdade Serra do Carmo- FASEC
  • Cejana Marques Borges Faculdade Serra do Carmo- FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10127

Palavras-chave:

Cultura Organizacional. Home Office. Mudança.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as mudanças na Cultura Organizacional, em um estudo de caso de uma empresa que passou a fazer uso do Home Office no evento da Pandemia do Novo Corona Vírus, considerando um cenário antes e depois do Trabalho Remoto, para identificar se a influência desta modalidade de trabalho contribui com a mudança da Tipologia Cultural de Cameron e Quinn, definidas como Clã, Adhocracia, Racional e Hierárquica. Para o embasamento teórico foram abordados na Revisão de Literatura os temas: A cultura organizacional e conceitos fundamentais, Instrumento de avaliação da cultura organizacional, O exercício do Home Office e os aspectos legais, e O comportamento do colaborador frente ao trabalho remoto.  A metodologia eleita neste estudo consiste em uma pesquisa de campo realizada em uma empresa de grande porte do setor bancário, localizada na cidade de Palmas-Tocantins. Os resultados da pesquisa mostram as porcentagens que a empresa possui em cada tipo de Cultura, identificando uma sutil diferença que transformou a predominante, no caso da amostra que serviu como objeto de estudo, a Cultura passou de Hierárquica para Racional, concluindo que implementação do Home Office é capaz de mudar a Cultura Organizacional da empresa.

Biografia do Autor

Jéssyca Costa Félix, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Graduanda em Administração. FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

Cejana Marques Borges, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Mestre Administração. FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Félix, J. C., & Borges, C. M. (2023). A CULTURA ORGANIZACIONAL PÓS HOME OFFICE: UM ESTUDO DE CASO DA TIPOLOGIA CULTURAL EM UMA EMPRESA DO SETOR BANCÁRIO NA CIDADE DE PALMAS-TO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 156–171. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10127