FLEXIBILIZAÇÃO LABORAL E DIREITOS SOCIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA

https://doi.org/10.29327/211653.6.5-2

Autores

  • Débora França da Silva Atenas College University
  • Mazukyevcz Ramon Santos do Nascimento Silva Atenas College University

Palavras-chave:

Flexibilização. Dualização do assalariado. Desregulamentação. Desemprego estrutural. Direitos Sociais.

Resumo

A globalização do capital e a revolução tecnológica imbricaram novas indústrias e empresas globais eclodindo no mundo, reflexamente, relações de trabalho com novas morfologias. Com essas transformações, a reestruturação do capital entra na era do toyotismo, cujo fundamento é a produção enxuta e flexível alinhada a doutrina neoliberal. O capitalismo flexível reflete assim no surgimento de um exército de trabalhadores - a nível global, flexíveis, terceirizados, intermitentes e informais. Nesta conjuntura, surge em queda livre o desemprego estrutural, as desregulamentações, e a perda hegemônica do emprego e – velozmente, relações de trabalhos cada vez mais precárias colocando a sociedade e por consequência o Direito do Trabalho em momento de redefinição. A pesquisa fez uma investigação qualitativa, exploratória, indutiva e descritiva, revisando literaturas, artigos e dissertações sintetizando assim os resultados obtidos de forma abrangente e ampla sobre esse fenômeno emergente e internacionalizado que é a flexibilização laboral, confrontando com a proteção social dentro do contexto dos direitos sociais da força de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora França da Silva, Atenas College University

Graduada em Direito pela UNIP- Universidade Paulista, Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, Pós-Graduada em Pesquisa Avançada pela Faculdade ALPHA, Mestranda em Ciências Jurídicas pela Atenas College University - Estados Unidos, Contabilista, Escritora e Membro Titular da ABCCRIM/PE. E-mail: deborafrancaadv@outlook.com.

Mazukyevcz Ramon Santos do Nascimento Silva, Atenas College University

Doutor em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direitos Humanos e Desenvolvimento e Mestre em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direitos Humanos, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UFPB, e graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Graduação interrompida em Ciências Econômicas, Pedagogia, Filosofia e Matemática, todas na Universidade Federal da Paraíba. Professor em nível de Graduação e Pós-Graduação, com experiência nas disciplinas de Sociologia, Antropologia, Filosofia Jurídica e Introdução ao Direito, Direitos Humanos, Criminologia, Sociologia do Crime, Vitimologia, Direito Administrativo, Administração Pública e Metodologia da Pesquisa. Diretor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba. Foi Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP sobre Educação em Prisões. Foi Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado da Paraíba. Pesquisador nas áreas de direitos humanos, ciências criminais, segurança pública, administração pública e educação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Política Criminal, Sistema Penitenciário e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: mazukyevcz@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

França da Silva, . D. ., & Ramon Santos do Nascimento Silva, . M. . (2020). FLEXIBILIZAÇÃO LABORAL E DIREITOS SOCIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA : https://doi.org/10.29327/211653.6.5-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 12–33. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/100