PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Alessandra Manoel Porto FATEC
  • Isabella da Silva Souza FATEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9939

Palabras clave:

Comunicação empresarial. Planejamento estratégico. Comunicação interna. Ferramentas de comunicação e desafios futuros.

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação entre comunicação empresarial e planejamento estratégico, identificando estratégias de comunicação para garantir o sucesso do planejamento estratégico, a importância da comunicação interna na empresa, as ferramentas de comunicação para o planejamento estratégico e os desafios futuros da comunicação empresarial e do planejamento estratégico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados relevantes, como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Conclui-se que a comunicação empresarial é fundamental para o planejamento estratégico e pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. As ferramentas de comunicação são importantes aliadas no processo de comunicação empresarial e podem contribuir para a efetividade do planejamento estratégico. No entanto, é necessário enfrentar desafios futuros, como a adaptação às mudanças tecnológicas e aos novos modelos de negócio. 

Biografía del autor/a

Alessandra Manoel Porto, FATEC

Docente em Gestão Empresarial - FATEC JALES – Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo.

Isabella da Silva Souza, FATEC

Graduando em Gestão Empresarial – FATEC JALES – Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo.

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Porto, A. M., & Souza, I. da S. (2023). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1915–1929. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9939