A PALAVRA FINAL É A DO MEU PROFESSOR DE DIREITO? reflexões pedagógicas a partir um ensino jurídico construtivista, entre um plano de aula opressor e libertador*
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.980Palabras clave:
Ensino Jurídico. Docência. Aprendizagem.Resumen
O artigo acadêmico em questão é o resultado de estudos e reflexões sobre o Ensino Jurídico brasileiro e seus desdobramentos na formação do bacharel, bem como na formação docente do sujeito formador, a partir das pesquisas e debates evidenciados na Pós-Graduação Lato sensu em Docência no Ensino Superior da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O trabalho pretende incitar discussões não apenas sob o tema principal – ensino jurídico – mas também, acerca de seu histórico no Brasil, dissertando sobre a realidade das Faculdades de Direito, da docência universitária, dos elementos pedagógicos institucionais em Instituições de Ensino Superior, dos processos de ensino e aprendizagem, dos métodos de ensino de Direito e também, das demandas e problemáticas envolvendo esse tipo de ensino. Ao mesmo tempo que levanta demandas sob uma crise nessa ênfase do ensino superior, propõe soluções aplicadas estruturadas por meio de teorias e ideias, a fim de oferecer efetividade no ensino do Direito. Como aporte teórico foi utilizado a pesquisa bibliográfica, caracterizando-se de cunho qualitativo, com a utilização de métodos científicos: indutivo, dialético e histórico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY