O ENSINO DAS ARTES CIRCENSES E A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA SEGURANÇA EM ATIVIDADES COM RISCO EM ALTURA NO BRASIL

Autores/as

  • Lia de Paula Modesto Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Flávia Regina Porto de Azevedo Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9244

Palabras clave:

Artes Circenses. Responsabilidade Civil. Segurança. Trabalho em Altura.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da responsabilidade civil e do direito consumerista em casos de acidentes decorrentes da prática de artes circenses que envolvem risco e altura através de uma análise histórico bibliográfica e utilizando-se do método descritivo explicativo. Para melhor entendimento da temática, tem-se que definir quais normas de segurança se aplicam à prática de artes circenses levando em conta suas características e peculiaridades e, em seguida, demonstrar de que forma pode-se aplicar da responsabilidade civil ou do direito do consumidor nos casos concretos, a fim de evitar que instrutores e atletas praticantes que eventualmente sofram acidentes fiquem desamparados.

Biografía del autor/a

Lia de Paula Modesto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Acadêmica de Direito na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Conciliadora/Mediadora Judicial. 

Flávia Regina Porto de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - PPGE. Especialista em Direito Penal e Processual pela Universidade Federal do Amazonas. Professora assistente da FD/UFAM desde 2009. Chefe do Departamento de Direito Privado FD/UFAM.  

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Modesto, L. de P., & Azevedo, F. R. P. de. (2023). O ENSINO DAS ARTES CIRCENSES E A RESPONSABILIDADE CIVIL PELA SEGURANÇA EM ATIVIDADES COM RISCO EM ALTURA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 618–630. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9244