MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE PESSOAS: O TRABALHO DO GESTOR NUMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JERÔNIMO/RS

Autores/as

  • Fabio Rafael Corrêa de Oliveira Faculdade Cruzeiro do Sul
  • Bruno da Silva Nascimento Soares Centro Universitário Metodista (IPA)
  • Gislaine Silveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Aline Andressa Trennepohl Borges Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Suelen da Rosa Teixeira Universidade da Região da Campanha( URCAMP)
  • Leandro Luis de Lima Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.921

Palabras clave:

Motivação. Liderança.  Gestor Escolar. Teorias Motivacionais. Formas de liderança.

Resumen

O trabalho apresentado tem como questionamento central o modo como uma gestora escolar analisa seu trabalho frente a um grupo de professores de uma escola particular, motivando, liderando e resolvendo problemas burocráticos, administrativos e pedagógicos tudo ao mesmo tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar quais fatores da organização que mais influenciam o grupo de professores de uma escola particular do município de São Jerônimo pela visão da gestora escolar, sua busca para motivar o grupo de professores e funcionários e como exerce sua liderança perante aos colaboradores. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde foi montado um estudo de caso pautado em entrevista de cinco perguntas abertas feitas para a gestora da escola de Educação Infantil e um levantamento bibliográfico sobre motivação e liderança. Seus resultados mostram que dentro dos fatores que mais motivam os funcionários são o reconhecimento aos trabalhos feitos e a possibilidade de opinar sobre as melhorias a serem realizadas na escola e os que menos motivam são os fatores salariais e a comunicação.

 

Biografía del autor/a

Fabio Rafael Corrêa de Oliveira, Faculdade Cruzeiro do Sul

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. MBA em gestão Pública pela Faculdade Cruzeiro do Sul. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: rafael.oliveira.msn@hotmail.com.

Bruno da Silva Nascimento Soares, Centro Universitário Metodista (IPA)

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Pós-graduado em Gestão Prisional pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: Bruno.nascimento.adm@gmail.com.

Gislaine Silveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Comunicação Social- Habilitada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Perfis criminais e comportamentais pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:gislainesilveira16@gmail.com.

Aline Andressa Trennepohl Borges, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Segurança Pública pela Faculdade Alfamérica. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: aline_atb@hotmail.com.

Suelen da Rosa Teixeira, Universidade da Região da Campanha( URCAMP)

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental pela Uninter. Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania pela IBRA. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail:suelen.teixeira@hotmail.com.

Leandro Luis de Lima, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em Segurança Pública pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Direito Criminal pela Uniasselvi. Policial Penal SEAPEN/RS. E-mail: leandro-luis@susepe.rs.gov.br.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

Oliveira, F. R. C. de ., Soares, B. da S. N. ., Nunes, G. S. ., Borges, A. A. T. ., Teixeira, S. da R. ., & Lima, L. L. de . (2021). MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE PESSOAS: O TRABALHO DO GESTOR NUMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JERÔNIMO/RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 892–907. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.921