PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Cintia Pereira
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8803

Palabras clave:

Pesquisa Qualitativa. Abordagem Qualitativa. Métodos de Pesquisa. Educação.

Resumen

Este estudo teve por objetivo apresentar os principais métodos e instrumentos da abordagem qualitativa na área da Educação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que perpetuo o uso de artigos científicos e capítulos de livros voltados a pesquisa científica, com destaque para o estudo de caso, a observação, a pesquisa-ação, a entrevista, a narrativa e etnografia, por suas características e particularidades. O presente estudo visou aproximar o leitor dos aspectos centrais da abordagem qualitativa, para que se busque aprofundar o conhecimento acerca do método e instrumento escolhido no estudo. Defende-se, que na pesquisa científica o mais importante é produzir conhecimento que, além de útil, esteja voltado para a subjetividade e orientado pelo caráter humanista, como estabelecido na área da Educação.

Biografía del autor/a

Diogenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em biologia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Pereira, C. ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 992–1001. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8803