AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL ANTES E DEPOIS DE UM PERÍODO LETIVO DE AULA EM PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE FORTALEZA: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores/as

  • Hugo Leonardo Bento Lima Universidad Del Sol
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8646

Palabras clave:

Educação. Educação Física. Hipertensão Arterial. Estresse do Professor.

Resumen

Este artigo é uma síntese da minha dissertação de mestrado, no qual tem por intuito basilar investigar a prevalência ou não de hipertensão arterial sistêmica em professores da rede municipal de Fortaleza, e tem por objetivos específicos: a) descobrir os fatores de risco da pressão arterial, sua classificação e seus modos de tratamento; b) identificar como se dá à docência no ensino público e os fatores desencadeadores do estresse em atividade laboral; e c) comparar os níveis de pressão arterial antes e depois de cada período de aulas e os prováveis fatores responsáveis pela sua alteração. As hipóteses que serão levadas em consideração neste estudo são duas: a hipótese nula que será a que a atividade laboral não altera de forma significativa a pressão arterial dos professores da rede municipal de Fortaleza; enquanto a hipótese alternativa será aquela que confirma que a atividade laboral altera de modo significativo a pressão arterial dos professores da rede municipal de Fortaleza. A justificativa deste estudo é a escassez de dados na literatura científica sobre como se comporta a pressão arterial dos docentes do ensino público fundamental após um período letivo de aulas. O problema que se levanta é que a hipertensão arterial está entre as patologias que mais acomete os profissionais da educação, e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do estresse nos mesmos. Essa pesquisa será do tipo quantitativa, com modelo hipotético dedutivo, no qual foram coletados dados de 40 docentes através da utilização de um estetoscópio e de esfigomanômetro calibrados e de um questionário semiestruturado para que possíveis associações com fatores de risco do desenvolvimento da elevação da pressão arterial sejam detectados utilizando para a análise estatística dos dados o ANOVA e o Teste Qui Quadrado através do programa de estatística PRISMA 6, sendo utilizado nessa pesquisa p<0,05. Os resultados obtidos foram que houve diferença estatística de forma significativa entre as pressões arteriais antes e depois de um período letivo de aulas, com p<0,0001 o que indicou que a profissão professor de ensino fundamental de escolas municipais pode ter associação com o desenvolvimento de hipertensão arterial.

Biografía del autor/a

Hugo Leonardo Bento Lima, Universidad Del Sol

Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Del Sol (2018), graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2006). Atualmente é professor de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) . Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projetos voltados para a Linguística de texto e Análise do Discurso Crítico (ADC).

Publicado

2023-03-02

Cómo citar

Lima, H. L. B. ., & Pordeus, M. P. . (2023). AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL ANTES E DEPOIS DE UM PERÍODO LETIVO DE AULA EM PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE FORTALEZA: ALGUNS APONTAMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1383–1403. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8646