O NEOLIBERALISMO ESCOLAR E O TEMPO DESTINADO PARA O LUTO NOS CENÁRIOS INSTITUCIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Lauren Dri Bacin instituição IBRA
  • Juliana Zambelli Nogueira instituição FAVENI
  • Magda Nunes de Carvalho instituição UNIRRITER
  • Marcelino Ortiz Tamara instituição FOCUS
  • Guilherme Amaral Nunes instituição DAMASIO DE JESUS
  • Jaderson da Silveira Prochinski Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8512

Palabras clave:

Luto. Escola. Privatização. Neoliberalismo escolar.

Resumen

O artigo que aqui se apresenta visa discutir o processo e o tempo de luto dentro do contexto escolar moderno, onde o rendimento e o bom desempenho nas provas e avaliações são mais importantes do que o desenvolvimento psicossocial e as necessidades emocionais dos alunos. As chamadas Parcerias Público-Privadas, extremamente comuns no cenário educacional do Brasil após os anos 90, onde a iniciativa privada se associa com o Estado na condução das instituições escolares públicas, intensifica ainda mais essa ideologia neoliberal. O luto é um processo doloroso e intenso, natural do desenvolvimento humano, mas que precisa ser acompanhado de perto e receber a atenção devida, sobretudo quando o indivíduo enlutado ainda se encontra em estágio de formação, ou seja, na infância ou adolescência. Justifica-se a escolha do tema pela a relativização e a tendência de suprimir os sentimentos dos alunos quando se inicia um processo de luto em sala de aula, causado pela morte de um dos colegas da instituição escolar, para que o rendimento e o desempenho acadêmico não sejam prejudicados. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam para a importância e o potencial de gravidade que um processo de luto, não administrado da maneira mais saudável, pode ter no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, havendo assim a responsabilidade da escola de conduzir esse processo de luto com compreensão, escuta ativa e empatia, colocando os alunos e seus sentimentos como prioridade.

Biografía del autor/a

Lauren Dri Bacin, instituição IBRA

Graduada em ciências sociais pela instituição IBRA. 

Juliana Zambelli Nogueira, instituição FAVENI

Graduada em pedagogia em sociologia pela instituição FAVENI.

Magda Nunes de Carvalho, instituição UNIRRITER

Graduada em direito pela instituição UNIRRITER.

Marcelino Ortiz Tamara, instituição FOCUS

Graduado em pós-graduação em gestão pública pela instituição FOCUS.

Guilherme Amaral Nunes, instituição DAMASIO DE JESUS

Graduado em pós-graduação em direito penal pela instituição DAMASIO DE JESUS.

Jaderson da Silveira Prochinski, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Administração pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Bacin, L. D. ., Nogueira, J. Z. ., Carvalho, M. N. de ., Tamara, M. O. ., Nunes, G. A. ., & Prochinski, . J. da S. . . (2023). O NEOLIBERALISMO ESCOLAR E O TEMPO DESTINADO PARA O LUTO NOS CENÁRIOS INSTITUCIONAIS DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 483–502. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8512