O NEOLIBERALISMO ESCOLAR E O TEMPO DESTINADO PARA O LUTO NOS CENÁRIOS INSTITUCIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8512Palabras clave:
Luto. Escola. Privatização. Neoliberalismo escolar.Resumen
O artigo que aqui se apresenta visa discutir o processo e o tempo de luto dentro do contexto escolar moderno, onde o rendimento e o bom desempenho nas provas e avaliações são mais importantes do que o desenvolvimento psicossocial e as necessidades emocionais dos alunos. As chamadas Parcerias Público-Privadas, extremamente comuns no cenário educacional do Brasil após os anos 90, onde a iniciativa privada se associa com o Estado na condução das instituições escolares públicas, intensifica ainda mais essa ideologia neoliberal. O luto é um processo doloroso e intenso, natural do desenvolvimento humano, mas que precisa ser acompanhado de perto e receber a atenção devida, sobretudo quando o indivíduo enlutado ainda se encontra em estágio de formação, ou seja, na infância ou adolescência. Justifica-se a escolha do tema pela a relativização e a tendência de suprimir os sentimentos dos alunos quando se inicia um processo de luto em sala de aula, causado pela morte de um dos colegas da instituição escolar, para que o rendimento e o desempenho acadêmico não sejam prejudicados. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam para a importância e o potencial de gravidade que um processo de luto, não administrado da maneira mais saudável, pode ter no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes, havendo assim a responsabilidade da escola de conduzir esse processo de luto com compreensão, escuta ativa e empatia, colocando os alunos e seus sentimentos como prioridade.
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