O BRINCAR COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA COMPREENSÃO DA PSICANÁLISE WINNICOTTIANA

Autores/as

  • Luciana Carlos Pinto Ventura Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Allyne Evellyn Freitas Gomes Mendes Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8404

Palabras clave:

O brincar. Psicanálise infantil. Psicologia clínica. Winnicott.

Resumen

O tema que permeou o presente trabalho foi o brincar, atividade tão presente no universo infantil. E teve como objetivo ressaltar que esse brincar vai além de um simples passar do tempo pois é a forma de comunicação da criança, onde ela transmite através das brincadeiras os seus conteúdos internos. Além disso, é através dele que a criança aprende e internaliza sobre o mundo externo. A temática nem sempre foi valorizada ao longo da história, mas adquiriu muita importância desde os primórdios da Psicanálise. Winnicott, pediatra e psicanalista, foi um autor que mergulhou nesse universo, estudando e vivenciando o assunto em sua prática clínica. E este estudo visa trazer um olhar winnicottiano sobre o brincar para a clínica psicológica de orientação psicanalítica. Enfatizando que o brincar e sua importância tem repercussões na clínica não só no atendimento de crianças, mas também no atendimento de adulto, através das inflexões das palavras, do timbre de voz, do senso de humor, da criatividade. Para esse autor, o brincar tem um sentido ampliado e por isso ele defende que a psicoterapia é um derivado desse brincar. E vai além quando diz que o psicoterapeuta que não sabe brincar não serve para o ofício e o paciente que também não sabe precisa aprender antes de qualquer outra demanda. Pois a terapia acontece através de duas pessoas que brincam juntas.

Biografía del autor/a

Luciana Carlos Pinto Ventura, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau. 

Allyne Evellyn Freitas Gomes Mendes, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Graduação em Psicologia, Mestre em Psicologia UFPE, Psicopedagoga, Psicanalista associada ao corpo Freudiano -Núcleo vassouras RJ. 

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Ventura, L. C. P. ., & Mendes, A. E. F. G. . (2023). O BRINCAR COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA COMPREENSÃO DA PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 226–238. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8404