O PRECONCEITO RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8327Palabras clave:
Preconceito racial. Escola. Abordagens metodológicas.Resumen
A formação da sociedade brasileira sofreu muita influência do processo de miscigenação, a qual deriva-se do cruzamento de negros, europeus e indígenas. Assim, é notório afirmar que somos marcados pela vasta diversidade étnico-racial. No entanto, confere-se reconhecer que o processo de escravidão resultou em sequelas que até hoje a população negra carrega. Embora tenha sido disseminado, ao longo dos anos, uma falsa ideia de democracia racial, o racismo não foi superado e está presente de forma estrutural em todos os seguimentos da sociedade, inclusive nas escolas. Para mudar preconceitos enraizados, considera-se que a educação é um dos meios mais importantes e possíveis para contribuir com o reconhecimento da diversidade, além de auxiliar os grupos que constroem um senso de respeito mútuo que constituem a rica variedade de identidades culturais da sociedade brasileira. Portanto, a finalidade desse estudo é investigar se o preconceito racial existe nas escolas, identificar se os docentes trabalham com o tema, e, sob essa perspectiva, dizer quais metodologias utilizam no âmbito escolar com os alunos do ensino fundamental anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, a metodologia deste trabalho tem um enfoque qualitativo, sendo assim, foi destinado um questionário com perguntas abertas, para ser respondido por docentes que atuam no ensino fundamental anos iniciais em escolas públicas municipais da região do noroeste paulista. Os resultados obtidos, demonstram uma grande preocupação dos docentes com o tema, e como o trabalho em sala de aula é importante, ficando claro, a proposição de um vasto trabalho com abordagens metodológicas diversas.
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