PÓS-PANDEMIA DA COVID-19, VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS: AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Herve Luna Nkumu Faculdade Maurício Nassau
  • Jeniffer Vidal Martins Faculdade Maurício Nassau
  • Luzia Vilma Pereira do Nascimento Araújo Faculdade Maurício Nassau
  • Pietra Sousa Marinho Faculdade Maurício Nassau
  • Rayane Nascimento Cruz Faculdade Maurício Nassau
  • Roberta Tavares de Olinda Faculdade Maurício Nassau
  • Tatiane Soares Dias Faculdade Maurício Nassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8287

Palabras clave:

Volta às aulas. Covid-19. Saúde mental. Estudantes universitários.

Resumen

Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a prevalência de sintomas de sofrimento psíquico, principalmente sintomas ansiosos, em estudantes de diferentes cursos de algumas faculdades de Campina Grande/PB, na volta às aulas presenciais pós-pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e exploratório que avaliou 104 estudantes de algumas faculdades de Campina Grande/PB. Coleta de dados: Os dados foram coletados, em maio de 2022, por meio de dois instrumentos (questionários) autoaplicáveis, disponibilizados na plataforma de administração de pesquisas on-line do Google. Através dessa plataforma virtual, os participantes puderam concordar eletronicamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com a participação no estudo. Questionários: O primeiro foi um questionário elaborado pelos próprios autores para avaliar o perfil social, demográfico e cultural da população. Para o rastreamento de indícios de sofrimento psíquico, utilizou-se o Self-Report Questionnaire, adaptado pelos pesquisadores, um questionário com 15 itens, direcionados para sintomas ansiosos. Análise de dados: Para as variáveis categóricas, foram usadas frequências percentuais, relativas e absolutas. As associações entre variáveis categóricas foram testadas por meio do teste qui-quadrado de Pearson. O nível de significância adotado foi de 5%. O software utilizado foi o R Core Team 2020.  Resultados: A prevalência de indivíduos com indícios de sofrimento psíquico, principalmente sintomas ansiosos, foi de 75,4%. O estudo observou como fatores de risco para o adoecimento mental nas voltas às aulas, pós-pandemia da COVID-19: ser do sexo feminino, relatar má adaptação ao ensino à distância, apresentar dificuldade de concentração, preocupar-se com o atraso da graduação, preocupar-se com a volta às aulas presenciais, preocupar-se com as provas presenciais, ter um diagnóstico prévio de transtorno mental, ser incapaz de manter hábitos saudáveis. Conclusão: Este estudo demonstrou que os indícios de sofrimento psíquico, sintomas ansiosos estão elevados entre estudantes universitários, de diferentes faculdades de Campina Grande/PB, na volta às aulas pós-pandemia da COVID-19. Além disso, também foi possível concluir que há fatores protetores para o adoecimento mental.

Biografía del autor/a

Herve Luna Nkumu, Faculdade Maurício Nassau

Graduado em medicina. UFCG. Especialista em Psiquiatria.  Professor. Faculdade Maurício Nassau.

Jeniffer Vidal Martins, Faculdade Maurício Nassau

Graduanda, Psicologia, Faculdade Maurício Nassau.

Luzia Vilma Pereira do Nascimento Araújo, Faculdade Maurício Nassau

Graduada em Enfermagem, Faculdade Maurício Nassau.

Pietra Sousa Marinho, Faculdade Maurício Nassau

Graduanda, Psicologia, Faculdade Maurício Nassau.

Rayane Nascimento Cruz, Faculdade Maurício Nassau

Graduada em Nutrição, Faculdade Maurício Nassau.

Roberta Tavares de Olinda, Faculdade Maurício Nassau

Graduanda, Psicologia, Faculdade Maurício Nassau.

Tatiane Soares Dias, Faculdade Maurício Nassau

Graduanda, Psicologia, Faculdade Maurício Nassau.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Nkumu, H. L. ., Martins, J. V. ., Araújo, L. V. P. do N. ., Marinho, P. S. ., Cruz, R. N. ., Olinda, R. T. de ., & Dias, T. S. . (2023). PÓS-PANDEMIA DA COVID-19, VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS: AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 670–675. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8287