UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7729Palabras clave:
Adolescência. Autoimagem. Psicanálise. Redes sociais.Resumen
O presente artigo busca apresentar uma análise subjetiva sobre a constituição da autoimagem e autoestima em adolescentes expostos e participantes ativos das redes sociais, sob uma ótica psicanalítica. Realizou-se uma revisão bibliográfica e teórica a respeito dos conceitos de falso self de Donald Winnicott (1896-1971) e de Outro para Jacques Lacan (1901-1981), sendo estes direcionados ao período da adolescência no contexto das mídias sociais, buscando entender como estes indivíduos se projetam nestas e quais as influências delas sob sua constituição egóica no que tange ao seu olhar sobre si. Com base na necessidade de uma busca que o adolescente percorre para identificar-se com seus grupos de iguais em meio a uma sociedade ocidental capitalista e individualista, conclui-se que este estetiza seu self nas redes sociais a fim de enquadrar-se nos grupos e associações com as quais mais se identifica, colocando-se sob a visão do Outro e moldando sua imagem conforme a aprovação ou a desaprovação destas, constituindo, dessa maneira, sua autoimagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY