TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ

Autores/as

  • Rafael de Arruda Falcão Neto Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Ana Paula Moreira Luz UNINTER
  • Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7294

Palabras clave:

Identidade Profissional. TDI. Educação Infantil.

Resumen

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada a partir do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tomou como temática de pesquisa as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil – TDIs, que atuam no município de Cuiabá. A pesquisa teve como intenção buscar repostas para a seguinte questão: Como estão demarcados os percursos e as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil - TDIs que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas ao problema anunciado, elegi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os percursos pessoais e formativos que levaram os TDIs à educação infantil, bem como os fatores que os levaram à permanecer na profissão destacando elementos das respectivas. Ao realizar a presente pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação a respeito da profissão de TDI do Município de Cuiabá, suas ansiedades, as leis que regulamenta a profissão, as políticas públicas para a profissão de TDI e um grande questionamento que ainda os profissionais tem consigo, porque esses profissionais não são considerados professores visto que os mesmo planejam e executam as mesmas tarefas que um professor em sala de aula alem do cuidar. A pesquisa apontou que os TDIs mesmo tendo clareza da sua condição profissional de técnicos, se consideram professores mediante as funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuarem como professores e se revelam muito comprometidos com a perspectiva de desenvolverem um trabalho de educadores para além da função de cuidadores que tradicionalmente lhes foi atribuída.

Biografía del autor/a

Rafael de Arruda Falcão Neto, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Mestrado em Relaçoes Internacionais pela Learnecefe no ano 2012. Especialista educação infantil pela UFMT em26 de Março de 2015. Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, pela UFMT no ano de 2010.

Ana Paula Moreira Luz, UNINTER

Graduação /Licenciada Educação Artística e Música. Ano 2003. Promovida pela Faculdade Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. POS GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialista em Metodologia do Ensino da Arte a. Ano 2010. Promovida pela Universidade Centro Universitário internacional UNINTER. E-mail:  paulinhaanapaula519@gmail.com

Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão. Ano 2016. Promovida pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC/Especialista em Artes Visuaus. Ano 2018. Promovida pela Faculdade INVEST de ciências e tecnologia/Licenciatura em Pedagogia. Ano 2013. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. anneksilva2016@gmail.com e annekpretinha82@hotmail.com

 

Publicado

2022-11-03

Cómo citar

Falcão Neto, R. de A. ., Luz, A. P. M. ., & Silva, A. K. O. F. da . (2022). TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1833–1852. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7294