TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7294Palabras clave:
Identidade Profissional. TDI. Educação Infantil.Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada a partir do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tomou como temática de pesquisa as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil – TDIs, que atuam no município de Cuiabá. A pesquisa teve como intenção buscar repostas para a seguinte questão: Como estão demarcados os percursos e as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil - TDIs que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas ao problema anunciado, elegi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os percursos pessoais e formativos que levaram os TDIs à educação infantil, bem como os fatores que os levaram à permanecer na profissão destacando elementos das respectivas. Ao realizar a presente pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação a respeito da profissão de TDI do Município de Cuiabá, suas ansiedades, as leis que regulamenta a profissão, as políticas públicas para a profissão de TDI e um grande questionamento que ainda os profissionais tem consigo, porque esses profissionais não são considerados professores visto que os mesmo planejam e executam as mesmas tarefas que um professor em sala de aula alem do cuidar. A pesquisa apontou que os TDIs mesmo tendo clareza da sua condição profissional de técnicos, se consideram professores mediante as funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuarem como professores e se revelam muito comprometidos com a perspectiva de desenvolverem um trabalho de educadores para além da função de cuidadores que tradicionalmente lhes foi atribuída.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY