A INCLUSÃO DO ALUNO NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Silvani Carlotto Faculdade Invest. de ciências e tecnologias
  • Ana Maria de Fátima Andrade Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  •  Márcia Regina de Assis Danelichem Fael – PR
  • Marinir de Assunção Peixoto Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7175

Palabras clave:

Autismo. Escola. Professores.

Resumen

A inclusão do autista depende de vários fatores como escola, família, sociedade, mas também conhecimento sobre o autismo. Assim esta pesquisa tem como objetivo investigar se há possibilidades de inclusão de um aluno autista na sala de aula da escola pública. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com autismo na classe regular. Com esta pesquisa, buscamos analisar as circunstâncias que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas turmas da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, na qual a maioria dos alunos não apresenta tais necessidades. Vê-se que essa situação impacta nas possibilidades de interação, comunicação e construção do conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam na não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola e professores estão despreparados para atender esses alunos. A escola no curso de sua história de exclusão, caracterizada por uma visão onde a escolarização é privilégio de um grupo, na época em que foi criada e legitimada nas políticas e práticas educativas de ordem social. A partir do processo de democratização da educação foi identificada essa inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino ampliam o acesso, mas ainda continuam a excluir indivíduos e grupos considerados fora dos padrões escolares normais, como os alunos autistas.

Biografía del autor/a

Silvani Carlotto, Faculdade Invest. de ciências e tecnologias

Especialista em Educação Infantil e séries iniciais. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade Invest. de ciências e tecnologias. Cuiabá MT,  E-mail: Silvacarlotta@hotmail.com. 

Ana Maria de Fátima Andrade, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Pós-graduação "lato sensu " especializacāo em neuro educação. Pelas faculdades evangélicas integradas cantares de salomão. Instituto Panamericano de Educação assessoria e consultoria, Educação infantil e especial. pedagogia, Centro universitário de várzea grande. Licenciatura. habilitações: magistério das séries iniciais do ensino fundamental e magistério de educação infantil.

 Márcia Regina de Assis Danelichem, Fael – PR

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael, Licenciatura em Pedagogia pela Fael - PR, Licenciatura  em Letras - Português pela Fael – PR. E-mail: marcia.danelichen@gmail.com. 

Marinir de Assunção Peixoto, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Pós-graduação LATO SENSU em Educação Infantil, Promovida pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. Graduação Licenciatura em Pedagogia, Promovida pela Universidade Anhanguera -Uniderp.  E-mail: Marinir_peixoto@homail.com. 

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Carlotto, S. ., Andrade, A. M. de F. ., Danelichem, MárciaR.deA., & Peixoto, M. de A. . (2022). A INCLUSÃO DO ALUNO NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1161–1169. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7175