A INCLUSÃO DO ALUNO NA ESCOLA COMUM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7175Palabras clave:
Autismo. Escola. Professores.Resumen
A inclusão do autista depende de vários fatores como escola, família, sociedade, mas também conhecimento sobre o autismo. Assim esta pesquisa tem como objetivo investigar se há possibilidades de inclusão de um aluno autista na sala de aula da escola pública. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com autismo na classe regular. Com esta pesquisa, buscamos analisar as circunstâncias que esses alunos estabelecem com seus professores e colegas nas turmas da rede regular de ensino. Assim, pretende-se avaliar como se processa a inserção desses alunos no contexto da classe comum, na qual a maioria dos alunos não apresenta tais necessidades. Vê-se que essa situação impacta nas possibilidades de interação, comunicação e construção do conhecimento desses alunos. O estudo está orientado para a repercussão dessas condições que implicam na não existência de um território comum, com consequências para a explicitação de ideias e o diálogo autêntico, principalmente porque escola e professores estão despreparados para atender esses alunos. A escola no curso de sua história de exclusão, caracterizada por uma visão onde a escolarização é privilégio de um grupo, na época em que foi criada e legitimada nas políticas e práticas educativas de ordem social. A partir do processo de democratização da educação foi identificada essa inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino ampliam o acesso, mas ainda continuam a excluir indivíduos e grupos considerados fora dos padrões escolares normais, como os alunos autistas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY