TIMBERMAGIC: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA ESTIMULA O LÚDICO E AUXILIA NO ASPECTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Alysson Ramirez de Freitas Santos Universidade Paulista – UNIP
  • Italo Luan Cavalcante Freire Centro de ensino Unifocado do Piauí-CEUPI
  • Helton Girio Matos Universidade Vale do Paraíba - UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7112

Palabras clave:

Aluno. Atividades lúdicas. Timbermagic. Jogos digitais.

Resumen

Os jogos digitais estão sendo utilizado em diversos ambientes, devido a sua capacidade de estimular o senso cognitivo como a atenção e a memória. Este estudo tem como objetivo demostrar por meio do jogo digital desenvolvido (TimberMagic), que a utilização de atividades lúdicas pode se tornar uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças também em tempo de aprendizagem remota, por conta da pandemia do Coronavírus. O teste foi realizado de forma virtual com 24 alunos entre 5 anos e 8 anos de idade. Percebeu-se um avanço na cognição das crianças envolvidas. De forma geral, todas demonstraram melhor desempenho em suas atividades escolares, ao passo que se divertiam durante o isolamento social.

Biografía del autor/a

Alysson Ramirez de Freitas Santos, Universidade Paulista – UNIP

Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Paulista – UNIP. E-mail: alyssonramirez@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/1607083311014595.

Italo Luan Cavalcante Freire, Centro de ensino Unifocado do Piauí-CEUPI

Bacharel em Sistemas de Informação Centro de ensino Unifocado do Piauí-CEUPI. E-mail: italocavalcantefreire@gmail.com.

Helton Girio Matos, Universidade Vale do Paraíba - UNIVAP

Doutor em Engenharia Biomédica, Cursado em: Universidade Vale do Paraíba - UNIVAP. E-mail: helton_matos@yahoo.com.br E-mail: http://lattes.cnpq.br/1486146581495668.

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Santos, A. R. de F. ., Freire, I. L. C. ., & Matos, H. G. . (2022). TIMBERMAGIC: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA ESTIMULA O LÚDICO E AUXILIA NO ASPECTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 579–590. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7112