ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É POSSÍVEL?

Autores/as

  • Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes Faculdade de Ciências Administrativas
  • Josiane Silva dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Maria Aparecida dos Santos Oliveira Faculdade de Cuiabá – FAUC
  • Thelma Auxiliadora Silva de Jesus Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA
  • Rosalina Almeida Pereira e Silva Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Rosângela Fernandes do Nascimento Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6975

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir alfabetização e numeramento. Ambos os processos fazem parte da base da vida escolar da criança, e por meio deles se dá a integração e participação do aluno nas mais diversas práticas sociais. A fundamentação teórica deste artigo está baseada nos conceitos clássicos de alfabetização e letramento de Carvalho (2005); Ferreiro (1998; 1999); Kleiman (2002); Soares (2008; 1998) e Teberosky (2000). Com base nas discussões teórico-práticas deste estudo, ressalta-se o papel do professor e da família para garantir uma educação de qualidade ao aluno, que estimule a leitura, o aprendizado e a curiosidade. Defende-se que os professores devem ter umaabordagem diversificada de leitura e alfabetização para trabalhar com crianças. A introdução da alfabetização na educação infantil tem seus benefícios e responsabilidades. Portanto, é uma grande contribuição para a alfabetização do aluno quando ele trabalha a alfabetização com crianças na educação infantil. Nesta fase é importante respeitar a importância do brincar, por isso é ideal aliar a aprendizagem ao brincar.

Biografía del autor/a

Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes, Faculdade de Ciências Administrativas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional pela Faculdade de Ciências Administrativas.

Josiane Silva dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Faculdade de Cuiabá – FAUC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo – UNICID, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá – FAUC

Thelma Auxiliadora Silva de Jesus, Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA

Graduada em Pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pela UniSerra - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Rosalina Almeida Pereira e Silva, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduação em Pedagogia pela UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Lúdica e Especial pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Rosângela Fernandes do Nascimento, Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pela Faculdades de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Fernandes, J. D. F. M. ., Santos, J. S. dos ., Oliveira, M. A. dos S. ., Jesus, T. A. S. de ., Silva, R. A. P. e ., & Nascimento, R. F. do . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É POSSÍVEL?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1162–1171. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6975