DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
Palabras clave:
Desenvolvimento infantil. Institucionalização. Saúde da criança.Resumen
Esta revisão de literatura propõe uma discussão acerca dos impactos positivos e negativos gerados no desenvolvimento psicomotor e social de crianças institucionalizadas, como também sobre a abordagem desse processo. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2021 nas bases de dados: SciELO e Biblioteca Virtual da Saúde - BIREME, com seleção de 10 artigos, 1 livro e dois documentos brasileiros: O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Caderno de atenção básica de Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento infantil. Os resultados da busca orientam que as funções do organismo ocorrem de maneira satisfatória, sendo necessários que estímulos ambientais e biológicos se façam presentes. No entanto, a ausência de alguns desses podem gerar riscos, retardando não só o desenvolvimento, mas o crescimento também. Dentre os fatores, destaca-se o ambiental, que tem na institucionalização, um malefício ao desenvolvimento, mas que pode representar como estímulo positivo, no caso em que o ambiente familiar onde a criança estava exposta não era favorável. Porém, deve-se analisar especificamente o contexto anterior em que a criança se encontrava e o acolhimento que é ofertado, ou não, pelas instituições. Nesse sentido, discute-se ações necessárias voltadas aos funcionários das instituições, de modo a permitir melhores condições de trabalho e redução da rotatividade
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY