A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ENLANCES NAS PROPOSTAS DE INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Alan Gonçalves Lacerda Universidade Federal do Amapá
  • Elissandro Balieiro da Conceição Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6793

Palabras clave:

Investigação Matemática. Equação do Primeiro Grau. Ensino e Aprendizagem.

Resumen

Neste trabalho objetivamos analisar e identificar os aspectos da resolução de problema que podem contribuir para o ensino da matemática. Para a realização deste trabalho tivemos como referência autores como: Farias, Lacerda e Ferreira (2020); Lacerda (2018); Nunes e Santana (2017); Guerreiro (2015); Ponte, Brocardo e Oliveira (2013); Onuchic e Allevato (2011); Zuffi e Onuchic (2007); Ponte, Abrantes, Fonseca e Brunheira (1999); Onuchic (1999); Nunes e Serrazina (2009) e Pólya (1975). Para a aplicação, realizamos duas questões de resolução de problemas. Esse trabalho foi realizado no ano de 2019, para uma turma de vinte e quatro alunos de uma escola pública do município de Breves-PA. As tarefas tiveram como intuito a contribuição para a exploração matemática em relação a metodologia da resolução de problemas com ênfase na investigação matemática. Os resultados mostraram que os alunos começaram a potencializar os conceitos matemáticos voltados para a resolução de problema, bem como interagiram entre si expondo suas ideias, formulando conjecturas e expondo argumentos para solucionar problemas envolvendo as equações.

Biografía del autor/a

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amapá. E-mail: lacerda.a.g@gmail.com.

Elissandro Balieiro da Conceição, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Breves). E-mail: balieirodaconceicao.elissandro@gmail.com.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Lacerda, A. G. ., & Conceição, E. B. da . (2022). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ENLANCES NAS PROPOSTAS DE INVESTIGAÇÃO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 642–653. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6793